A remoção ocorreu na manhã de domingo (23) e, segundo a Prefeitura de Rio Preto, nos próximos dias serão realizados testes para verificar se o equipamento está em condições de rodar e, enfim, começar as viagens mensais para a estação de Engenheiro Schmitt.
A Prefeitura corre contra o tempo para fazer o projeto funcionar e não ser obrigada a devolver R$ 1,1 milhão ao Ministério do Turismo, que cobra o ressarcimento depois de trem turístico ficar parado por mais de meia década. Documento obtido pelo Diário diz que a Prefeitura tem até o dia 23 de março para começar a operar o equipamento, sob pena de ser acionada pelo Ministério Público Federal por improbidade.
A operação de transferência do trem e do vagão foi realizada no último domingo. Por volta das 5 horas funcionários de um guincho começaram a retirar o trem do almoxarifado da administração e o levaram para o Pátio da América Latina Logística (ALL), concessionária que administra a linha férrea. A transferência foi realizada neste dia e horário na tentativa de evitar a presença da imprensa. O Executivo gastou R$ 6 mil para o transporte.
No final de janeiro, o Diário revelou que o Ministério do Turismo determinou a devolução de R$ 1,1 milhão depois de rejeitar nova proposta do governo de Valdomiro Lopes (PSB) para colocar o trem para rodar em volta da Represa Municipal.
A Prefeitura, então, decidiu manter o trajeto entre Rio Preto e Engenheiro Schmitt. “A Prefeitura dará funcionalidade ao VLT adquirido mantendo a premissa e o trajeto do projeto original”, diz trecho de documento enviado à Caixa Econômica Federal, que pediu novo parecer ao Ministério do Turismo, que ainda não respondeu.
Na sexta-feira (21), em nota, o Ministério disse que o projeto estava encerrado e o dinheiro aplicado no convênio deveria ser devolvido. Apesar de a Prefeitura ter dito que até 23 de março faz o trem apitar, ainda terá de esperar o aval não só do Turismo, mas também da ANTT, responsável pela fiscalização da malha férrea.
Resolvido
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico de Rio Preto, Gerson Furquim, o pedido de devolução da verba desembolsada pelo governo federal é página virada. “Não existe (ter de devolver a verba). Essa parte já está superada. É possível que sim (realizar viagens mensalmente)”, afirmou.
Trajeto dura duas horas
A previsão da Prefeitura é realizar duas viagens entre Rio Preto e Engenheiro Schmitt por mês. A duração de cada viagem é de duas horas (ida e volta). Os turistas devem ser recepcionados em Schmitt por uma feira artesanal, com venda dos produtos mais famoso do local, doces. A decisão em colocar o Trem Caipira nos trilhos partiu de reunião realizada no dia 23 de janeiro deste ano, segundo documento assinado pelo secretário de Desenvolvimento Econômico de Rio Preto, Gerson Furquim.
Sergio Isso |
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Motriz e vagão estacionados em meio a comboios de carga |
“Finalmente as tratativas ocorridas em reunião realizada no último dia 23 da janeiro de 2014, com a presença do prefeito Valdomiro Lopes, o secretário Gerson Furquim, a gerente de Licenciamento e Conformidade Ambiental da América Latina Logística (ALL), Renata Bonikowski, o representante da Agência Nacional de Trânsito e Transportes (ANTT), Nelson Miguel Marino Junior, ficou acordado verbalmente a data da viagem inaugural do Trem Caipira para 23 de março de 2014”, diz o documento.
Apesar de afirmar ser a “vagem inaugural”, o trem realizou uma viagem nos últimos dias do governo do prefeito Edinho Araújo (PMDB), em 2008. No outro dia, o trem já estava parado e, no governo de Valdomiro, que assumiu em 2009, o trem foi levado para o almoxarifado.
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