O segundo trecho do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) de Santos começou a operar nesta segunda-feira (1), ainda em fase assistida (de segunda à sábado, das 9 às 15hs) e com acesso gratuito nas 12 paradas entre Xavier Pinheiro e Carvalho Mendonça. Segundo a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), que substituiu a extinta EMTU na gestão do VLT da Baixada, o funcionamento total, das 05h30 as 23h30 será apenas em março de 2026.
A Artesp estima que a nova linha operada pela BR Mobilidade, consórcio formado pelas empresas Viação Piracicabana S/A e Comporte Participações S.A., venha a transportar cerca de 10 mil passageiros por dia. Além disso, as novas estações estão próximas a pontos como o Mercado Municipal, Poupatempo, universidades, áreas comerciais e o Terminal Valongo. Hoje 37 das 41 linhas municipais e três de autolotação estão integradas ao sistema sobre trilhos.
Terceiro trecho
Ao lado de representantes da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), da CET-Santos e das prefeituras de Santos e São Vicente, representantes da Artesp fizeram em setembro uma vistoria técnica na área onde possivelmente será construído o terceiro trecho do VLT, ligando a estação Barreiros (São Vicente) ao bairro Samaritá (na área continental).
Estima-se que a ligação entre a estação Barreiros, em São Vicente com o bairro Samaritá, na área continental, prevista na fase 3 do VLT entre em operação em 2027, totalizando 19,5 km de trilhos para atender 35 mil passageiros por dia.
Leia também:
Novo ramal do VLT de Santos (SP) é anunciado pela terceira vez
Os desafios da implantação do VLT na área central de Santos
Bondinho histórico de Santos (SP) é renovado com painéis solares
VLT do Rio de Janeiro - Mobilize Brasil
Apoie o Mobilize Brasil!
