RS: Estudantes querem adesivar ônibus para incentivar transporte público

Escola já distribuiu cartilhas em inglês para ajudar taxistas a se comunicar com estrangeiros. Pensando na Copa, espera agora a liberação dos adesivos nos coletivos

Notícias
 

Fonte: R7  |  Autor: R7  |  Postado em: 22 de abril de 2014

Alunos de todas as idades se envolvem na elaboraçã

Alunos de todas as idades se envolvem nos projetos

créditos: Divulgação/Colégio Farroupilha

 

Inspirado em um projeto implantado em Londres, o Colégio Farroupilha desenvolve há dois anos intervenções que chamam a atenção de moradores e autoridades para os problemas de Porto Alegre. De acordo com a instituição, o chamado #daescolapravida pretende unir educação e cidadania.

 

A mais recente proposta dos estudantes tem relação com a preparação da cidade para a Copa do Mundo. A ideia é colocar adesivos em ao  menos duas linhas de ônibus que ligam o aeroporto Salgado Filho ao estádio Beira Rio. Os comunicados deverão fornecer informações sobre os itinerários e as principais vias do trajeto para incentivar o uso do transporte público por turistas.

 

A direção da escola deverá se reunir com o prefeito José Fortunatti no próximo mês para discutir a liberação do projeto. A secretaria de transportes confirmou o encontro e disse que o colégio é parceiro do poder municipal e que já há um histórico positivo de ajuda de ambos os lados. De acordo com a instituição, todo o custo do material e da adesivagem será assumido por ela.  

 

Início

O projeto surgiu em 2012 quando um grupo de estudantes do terceiro ano do ensino médio decidiu verificar como estava a preparação da cidade para receber o mundial. Eles observaram, então, que os taxistas não conseguiam se  comunicar em inglês e decidiram elaborar cartilhas com frases na língua estrangeira. A ação ficou conhecida como "Welcome to POA".  

 

Nos anos seguintes, a iniciativa foi ganhando força com o apoio de coletivos urbanos e financiamento pela plataforma Catarse (ferramenta que incentiva projetos criativos). A metodologia é aplicada a todos os alunos, desde os mais novos, do ensino fundamental, até os mais velhos, conforme relata a diretora pedagógica Marícia Ferri.

 

"A intenção é aliar conhecimento com questões bem práticas do dia a dia. O coletivo ajuda em palestras realizadas fora do horário de aula. Os alunos interessados formam pequenos grupos e têm uma tarde de planejamento para trazer melhorias para a sociedade. De lá, saem ideias e algumas vão para votação, depois é selecionada uma e, posteriormente, aplicada no semestre."

 

Outras intervenções

A iniciativa “Curativos em vias públicas” destacou os defeitos encontrados nas vias e incentivou os motoristas a irem andando aos seus destinos. Alunos do sétimo ano escolar saíram às ruas para identificar os buracos, desníveis e acúmulos de lixo e marcá-los com curativos. A ação teve apoio do coletivo paulista "Curativo Urbano".  

 

Idealizado por alunos do terceiro ano do ensino médio de 2013, o “Passo a Passo” consistiu em indicar, por meio de placas informativas e coloridas, a duração do trajeto a pé a lugares como o Mercado Público da cidade, o Parque Germânia e o Gasômetro. O objetivo era estimular as pessoas a deixarem os carros em casa.

 

*Colaborou Gilmar Júnior


Leia também:

Câmara de Porto Alegre aprova fundo para Plano Diretor Cicloviário 

Em Porto Alegre, segundo veículo do sistema aeromóvel entra em operação experimental 

Estatuto prevê mínimo de travessia de pedestres de 30 s em Porto Alegre 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário