Emenda a favor do pedestre é aprovada em POA. Prefeitura ia vetar, mas perdeu prazo

Por "erro administrativo", passou na Câmara dispositivo que amplia o tempo do semáforo de pedestres na capital gaúcha. Prefeitura é contra, e diz que vai revogar

Notícias
 

Fonte: CBN Foz  |  Autor: CBN Foz  |  Postado em: 29 de maio de 2014

Tempo maior de travessia: prefeitura de POA é cont

Tempo maior de travessia: prefeitura de POA é contra

créditos: João Laud/ RBS TV

 

Devido a um erro administrativo da Prefeitura de Porto Alegre, a Câmara de Vereadores promulgou, nesta quarta-feira (28), os dois dispositivos do Estatuto do Pedestre que o executivo pretendia vetar. A promulgação garante a validade das duas ementas apresentadas ao projeto original do vereador  Nereu D’Ávila (PDT). O documento de veto foi enviado um dia depois do tempo correto.

 

Segundo o presidente da casa, vereador Professor Garcia (PMDB), o veto chegou depois do prazo definido pela Lei Orgânica, o que equivaleria à prefeitura não ter apresentado nenhuma objeção.

 

A Prefeitura de Porto Alegre afirma que ocorreu um erro administrativo que será contornado. O executivo alega que pretende pedir a revogação de dois itens, por meio do autor da lei, tão logo seja publicada no Diário Oficial. Por meio da assessoria de imprensa do gabinete de José Fortunati, a prefeitura garante que os semáforos não terão os intervalos ampliados.

 

Os itens que devem ser revogados, de acordo com a prefeitura, são os que exigem o tempo mínimo de 30 segundos para a travessia de pedestres nos locais onde existem semáforos e o que determina a implantação de passarelas nas vias maiores, de mão dupla, e de grande fluxo de veículos.

 

Para o vereador Marcelo Sgarbossa (PT), autor da emenda, a atitude demonstra a falta de atenção do poder público com os pedestres. "Mostra o quanto o pedestre é o renegado do trânsito. Se considerasse prioridade, o Executivo não teria perdido o prazo", disse.

 

Leia também:

Pedestre, a principal vítima do trânsito curitibano 

Porto Velho: faltam faixas de pedestres e a sinalização é ruim

Como recuperar as ruas para o pedestre 

No Recife, calçada dos sonhos quer resgatar espaço para o pedestre 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário