Semáforos desafiam pedestre nas travessias em Porto Alegre

Levantamento em três cruzamentos importantes da capital gaúcha conclui: quem caminha, tem que correr; já a espera para o sinal abrir pode levar até três minutos

Notícias
 

Fonte: Matinal News  |  Autor: Gregório Mascarenhas  |  Postado em: 23 de fevereiro de 2024

Av. João Pessoa: 13' para cruzar quatro faixas da

Av. João Pessoa: 13' para cruzar quatro faixas da via

créditos: Eduardo Beleske/PMPA

Nas grandes avenidas de Porto Alegre, a pressa é uma constante, e, para pedestres que tentam cruzar as vias, o tempo é ainda mais curto. A sinaleira geralmente está fechada para quem caminha. Quando abre, o curto intervalo de travessia nos obriga a correr, comprometendo a segurança e a acessibilidade para os pedestres na capital gaúcha.

 

A reportagem do Matinal realizou um levantamento em três cruzamentos importantes de Porto Alegre para avaliar o tempo de espera até o sinal de pedestres abrir após o acionamento do botão, bem como a duração do sinal verde para o cruzamento de faixa. O que se viu foi uma cidade que apresenta desafios significativos para quem caminha. 

 

Avenida João Pessoa x Parque da Redenção 

Na avenida João Pessoa, próximo ao Parque da Redenção, na altura da Rua da República (Cidade Baixa), foi observado um período de espera de 1,5 minuto após acionar o semáforo para a travessia. Quando o sinal abriu para os pedestres, o tempo disponível foi breve: apenas 13 segundos para atravessar a primeira parte da avenida, composta por quatro faixas, seguido por um minuto de espera no canteiro central até que o trânsito fosse interrompido no sentido oposto. O tempo total para a travessia foi de quase 3 minutos, o que incentiva os pedestres a cruzarem mesmo quando o semáforo está aberto para os veículos.

 

Rua General Lima e Silva x Rua Loureiro da Silva

O problema se repete em outras travessias importantes da capital. No acesso ao Centro Histórico pela rua General Lima e Silva, no cruzamento com a Loureiro da Silva, os pedestres dispõem de apenas 18 segundos para atravessar quatro faixas de rodagem, tempo que exige um passo apressado e que pode ser insuficiente para pessoas com qualquer tipo de limitação de mobilidade.

 

Avenida João Goulart x Orla do Guaíba

Na entrada da orla, a situação é semelhante: apenas 30 segundos são concedidos para atravessar as seis pistas da Avenida Presidente João Goulart, com três faixas em cada sentido, em uma largura de 26 metros.

 

A reportagem buscou, com a Empresa Pública de Circulação e Tráfego (EPTC), saber quais são os critérios que definem o tempo de travessia para pedestres nas vias porto-alegrenses, e quais são os planos da autarquia para tornar a capital mais segura para pedestres. Os questionamentos, entretanto, não foram respondidos até o fechamento deste texto.

 

Conforme estabelecido pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a prioridade é dos pedestres, mesmo quando o sinal abre para os veículos durante a travessia. O artigo 70 diz que os veículos devem aguardar até o fim da passagem das pessoas. 

 

Leia também:
Veículos com frente alta matam mais pedestres
Carros invadem praças em São Paulo
"SUS da Mobilidade" vai incluir pedestre e ciclista?
Estatuto do pedestre é aprovado em Aracaju (SE)
Apesar de campanha, pedestres morrem atropelados nas faixas

E agora, que tal apoiar o Mobilize Brasil? 
 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário