Veículos grandes e altos matam mais pedestres

Estudo realizado nos EUA mostra que o crescimento dos veículos, especialmente caminhonetes e SUVs, está provocando mais mortes nas ruas

Notícias
 

Fonte: Wired  |  Autor: Jonathan M Gitlin  |  Postado em: 30 de janeiro de 2024

SUV Yukon Denali 2024: frente com 1,55 m de altur

SUV Yukon Denali 2024: frente com 1,55 m de altura

créditos: Divulgação GMC

É um fato inegável que os veículos motorizados, especialmente os caminhões, caminhonetes e automóveis estão crescendo e engordando. A tendência ficou muito aparente (e ameaçadora) nos últimos salões de automóveis e também nas ruas.


Intuitivamente temos a impressão de que as alturas superdimensionadas dos veículos parecem mais perigosas para os usuários vulneráveis, especialmente pedestres e ciclistas. E agora, alguns dados comprovam essa visão e mostram que 2022 – último ano para o qual existem dados completos – foi o mais mortal para pedestres nos EUA.


O estudo publicado na revista Economics of Transportation analisou os dados de acidentes da National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA) de 2016 a 2021, analisando acidentes envolvendo um veículo e um pedestre. O autor, Justin Tyndall, da Universidade do Havaí, combinou os dados do sistema de amostragem de relatórios de acidentes da NHTSA para aqueles anos com as especificações dos veículos envolvidos.

 

O conjunto de dados de Tyndall começou com 13.783 acidentes com um único veículo e um único pedestre, depois filtrou os casos em que não havia dados do veículo. Ele também excluiu entradas que não registravam outras variáveis importantes, como a velocidade do veículo, deixando uma amostra de 3.375 acidentes.

 

Para garantir que o conjunto de dados menor ainda fosse representativo, Tyndall analisou o conjunto de dados completo, bem como a amostra final. Ele descobriu que “as características médias dos acidentes são semelhantes nas duas amostras, sugerindo que a amostra reduzida é amplamente representativa do conjunto de dados original”, embora observe que 6,7% dos acidentes no grande conjunto resultaram na morte de um pedestre, enquanto 9,1% dos os acidentes na amostra final menor foram fatais para o pedestre.

 

Tyndall também observa que, embora o conjunto de dados abranja apenas seis anos, durante esse período “a altura média da frente dos veículos aumentou 5%”, enquanto o peso aumentou um pouco menos (3%), e a chance de o veículo ser um caminhão leve em vez de um carro subiu 11%.

 

Dos 3.375 acidentes, 308 resultaram na morte do pedestre pelo veículo. Quando examinadas por tipo de veículo, as vans provaram ser as menos perigosas para os pedestres, com 6,6% de chance de morte. Os carros foram um pouco piores: 8,5% dos pedestres atropelados por um sedã ou hatchback morreram. Os SUVs compactos eram praticamente iguais aos carros, com 8,8%.

 

Mas os SUVs e picapes de grande porte eram significativamente mais mortais para os pedestres. Dos pedestres atropelados por picapes, 11,9% morreram no acidente, aumentando para 12,4% no caso dos pedestres atropelados por SUVs grandes.


Os dados mostram claramente que a altura do capô desempenha um papel significativo neste número de mortes, juntamente com o peso do veículo.


Tyndall descobriu que as chances de um pedestre morrer em um acidente com um único veículo eram 68% maiores quando o veículo era uma caminhonete em relação a um carro, sendo todos os demais iguais. Olhando para dados mais granulares, ele também descobriu que os SUVs compactos aumentam a probabilidade de morte em 63% em relação a um carro, as picapes aumentam em 68% em relação a um carro, e os SUVs de tamanho normal aumentam a probabilidade em 99%.


Leia o artigo completo (em inglês) no site de Justin Tyndall: https://www.justintyndall.com/

 

Leia também:

Em defesa da ciclovia na Avenida Afonso Pena, em BH
Após onda de acidentes em SP, motoristas de ônibus recebem treinamento
Barcelona: mobilidade sustentável cresceu em 2023
"Bondes" chineses sem trilhos seriam alternativa para as cidades?


E agora, que tal apoiar o Mobilize Brasil? 

 

 

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário