Conhecida pelas ações de estímulo ao uso da bicicleta, da mobilidade a pé e ao uso de transportes públicos, a cidade de Barcelona, na Espanha, está conseguindo ampliar ainda mais a presença da mobilidade sustentável em seu território. Em 2023, a maioria (80%) dos deslocamentos urbanos seguiram essa tendência, contra 20% de viagens em carros e motocicletas.
Os números foram apresentados na última reunião do Acordo de Mobilidade, organismo que reúne associações, empresas, organismos e organizações públicas, funcionando como um fórum participativo para o consenso sobre o modelo de mobilidade de Barcelona. As informações estão publicadas no novo site de dados abertos do Plano de Mobilidade Urbana (PMU) 2024 da capital catalã.
Dados de mobilidade em 2023
Distribuição das viagens diárias por modo:
42,1% a pé
34,2 % em transporte público
19,9 % em transporte particular
Os restantes 3,8 % foram realizadas com bikes, triciclos, skates, patinetes ou monociclos.
Nos transportes públicos, as viagens aumentaram 18% em relação a 2022, atingindo um total de 2.858.636 descolamentos. A pé, estima-se que foram feitas 3.512.790 viagens diárias na cidade em 2023, o que representa um aumento de 2% em relação ao ano anterior. Deslocamentos em bikes e similares também tiveram um aumento de 7%, totalizando 318.609 viagens/dia. Os deslocamentos em automóveis particulares diminuíram 0,3 % e totalizaram 1.660.771 saídas diárias.
Outros indicadores
- Percentagem de espaço público dedicado à mobilidade: o espaço pedestre representa 50,5%
- Espaço para bicicletas: 2,6 %
- Espaço para o transporte público, contando faixas de ônibus e espaço para bondes: 3,8%
- Faixas de serviço, estacionamento reservado e zonas de carga/descarga: 8,8%
- Circulação geral: 34,3%
- Distribuição urbana de bens: a cidade conta com 11.198 vagas de carga e descarga.
Agora em em 2024 estão em curso os trabalhos de elaboração do novo Plano de Mobilidade Urbana (PMU) 2025-2030, com os pricipais desafios a enfrentar e define três áreas estratégicas:
- Estabelecer um modelo de mobilidade com espaço superficial seguro, eficiente e sustentável;
- Alcançar um sistema de transporte público que atraia mais passageiros do que veículos particulares;
- Reduzir a dependência de carros e motos e mitigar os aspectos negativos que os acompanham.
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