Reforma da ciclovia da Orla da Pampulha, em BH, é concluída

O trecho de 7,1 km recebeu obras de elevação da pista de bicicletas ao nível da calçada, separação física da pista de caminhada e, para os pedestres, travessias elevadas

Notícias
 

Fonte: Prefeitura de BH  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 22 de julho de 2022

Renovação da ciclovia da Pampulha chega ao trecho

Renovação da ciclovia da Pampulha chega ao trecho final

créditos: Amira Hissa/ PBH

A Prefeitura de Belo Horizonte concluiu as obras de reforma da ciclovia da Orla da Pampulha, no trecho de 7,1 km de extensão, que fica entre a Rua Garopas e o Clube Belo Horizonte. A ciclovia e a pista de caminhada já estão liberadas para quem quiser pedalar, caminhar, passear, se distrair e apreciar a vista.

 

Vista da ciclovia da Pampulha e do paisagismo na orla, revitalizados. Imagem: Reprodução de vídeo da PBH

 

O Projeto Cicloviário Orla da Lagoa da Pampulha passou por licitação e recebeu contribuições da comunidade. O projeto de reforma foi anunciado primeiramente em 2019, e as obras desse trecho, agora finalizadas, foram iniciadas em agosto de 2021. 

 

A reestruturação desse trecho contou com a elevação da pista de bicicletas para o nível da calçada, ampliação da largura da ciclovia para 2,5 metros – compatível com ciclovias bidirecionais e com grande fluxo de ciclistas – a instalação de separação física da pista de caminhada por jardins e adequações geométricas. 

 

O projeto também contemplou a execução de travessias de pedestres elevadas em todas as interseções da pista de tráfego dos veículos, com o objetivo de proporcionar conforto e segurança aos pedestres, sobretudo os com mobilidade reduzida, a readequação de toda a micro drenagem e novas sinalizações de placas e pintura no solo. 

 

Faixa elevada para travessia de pedestres, na orla da Pampulha. Foto: Divulgação/ PBH

 

De acordo com Eveline Trevisan, coordenadora de Sustentabilidade e Meio Ambiente da BHTrans, com a inserção das travessias elevadas para os pedestres e redutores de velocidade, haverá mais segurança para quem pedala ou caminha.  “A orla da Pampulha é muito demandada por pedestres e turistas, que são pessoas que poderão fazer seus deslocamentos de forma mais devagar e as travessias vão contribuir muito para a segurança de todos”, explicou. 

 

Com as obras, toda a ciclovia da Orla da Pampulha, numa extensão total de 18 km, está no nível da calçada e oferece mais segurança e conforto para os ciclistas. Além da ciclovia da Pampulha, Belo Horizonte conta, atualmente, com 105 km de ciclovias. Outros 74 km de projetos executivos já estão aptos para serem implantados e vão fazer a ligação com trechos já implementados, além de alimentar a rede de transporte público, ampliando a integração entre os modais ônibus e bicicleta. 

 

Leia também:
Em BH, prefeitura promete inovações na mobilidade ativa
Ciclovia em viaduto faz travessia com bicicleta em BH aumentar
Ciclofaixa vai ligar Contagem (MG) à região da Pampulha, em BH
Ciclovia na orla da Lagoa da Pampulha (BH) será ampliada


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário