Ciclofaixa vai ligar Contagem (MG) à região da Pampulha, em BH

Pista para bicicletas será inaugurada no domingo (29) e fará importante conexão entre dois grandes polos atrativos da região metropolitana de BH. Ciclistas comemoram

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Regina Rocha/ Mobilize Brasil  |  Postado em: 26 de agosto de 2021

Pista ainda sem tachões de separação na Severino B

Pista ainda sem tachões de separação na Severino Ballesteros

créditos: Divulgação

No próximo domingo (29), a cidade de Contagem (MG) vai inaugurar uma ciclofaixa de três quilômetros aproximadamente, muito aguardada pelos moradores porque permitirá a ligação deste município da região metropolitana com a capital Belo Horizonte. 

 

A obra é a principal de uma série de intervenções de mobilidade urbana planejadas pela Prefeitura para celebrar os 110 anos da cidade mineira, todas elas ampliando espaços de circulação de pedestres e ciclistas em diferentes bairros.

 

Para a abertura da ciclofaixa Parque Sarandi, a prefeita de Contagem, Marília Campos, participará de um passeio ciclístico no domingo, e seguirá pedalando até a divisa dos dois municípios, onde vai se encontrar com o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil. 

 

Como foi dito, com a nova estrutura, os ciclistas poderão fazer em segurança a ligação entre o Terminal Ressaca e o Parque Sarandi, em Contagem, à região da Pampulha, na capital. A ciclofaixa Parque Sarandi vai conectar dois grandes polos atrativos da Região Metropolitana de BH: a  avenida Severino Ballesteros, em Contagem, à ciclovia existente na avenida Professor Clóvis Salgado, em Belo Horizonte. 

 

"Vejo essa obra com bons olhos! É uma ligação importante para os ciclistas de Contagem, aqueles que praticam esportivamente inclusive, mas sobretudo para os que como eu pedalam como meio de mobilidade urbana. Condição aliás que representa a maioria dos ciclistas aqui na cidade", explica o urbanista e empreendedor social Kaiodê Biague, ativista da bicicleta na organização Move Cultura

 

Para ele, a ciclofaixa resgata uma dívida que o município tinha com os ciclistas, depois que outra pista de bicicleta com dois quilômetros na região administrativa do bairro Ressaca foi suprimida por gestões passadas para a implantação de um corredor de ônibus. À época, lembra Biague, até mesmo áreas de caminhadas foram retiradas. Agora, ele vê um avanço nas políticas municipais que começam a priorizar a mobilidade ativa.  

 

Outras intervenções

Antes mesmo da abertura da ciclofaixa no domingo, já na sexta-feira (27) tem início a agenda de entregas de obras, realizadas pela Autarquia Municipal de Transito e Transportes (TransCon), prosseguindo até segunda-feira (30), data oficial do aniversário do município.  

 

Na sexta pela manhã será aberta a pista revitalizada de caminhada da avenida dos Retirantes, no bairro Retiro. Nesse dia também será entregue à população o projeto de urbanismo tático desenvolvido na Praça ABC, no bairro Nova Contagem, com áreas de pedestres ampliadas e sinalizadas.

 

No sábado (28), é a vez da travessia de pedestres implantada no entorno do Ginásio Poliesportivo Parque Tropical. Nesse local também será inaugurada uma área para a prática esportiva de caminhada.

 

Leia também:
Prefeitura de BH abre consulta pública sobre bikes compartilhadas
Belo Horizonte cria Zona 30 e nova ciclofaixa no bairro Santa Tereza
Lotados, ônibus na Grande BH expõem usuários a riscos
Caeté, na Grande BH, terá ônibus gratuitos a partir desta quinta (1º)
Coronavírus e mobilidade ativa em Belo Horizonte


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Eduardo - 28 de Agosto de 2021 às 15:05 Positivo 0 Negativo 0

Mas, a ponte sobre a 040? Viaduto Beatriz, faixa de ônibus na.João César, a estação do ressaca? Vai inaugurar quando? Pintar o chao de vermelho e falar que ali é só bicicleta é fácil. Haddad já fez isso em sp. Pt sempre pt

Eduardo - 28 de Agosto de 2021 às 15:05 Positivo 0 Negativo 0

Mas, a ponte sobre a 040? Viaduto Beatriz, faixa de ônibus na.João César, a estação do ressaca? Vai inaugurar quando? Pintar o chao de vermelho e falar que ali é só bicicleta é fácil. Haddad já fez isso em sp. Pt sempre pt

José aparecido rosa alves - 27 de Agosto de 2021 às 18:43 Positivo 1 Negativo 0

Seria muito interessante, campanhas de incentivo a mobilidade urbana, muita das vezes não vale só construir ciclovias, não adianta muito muitos preferem andar de ônibus lotados,.muitos tem preguiça de andar de bicicleta etc...

João - 27 de Agosto de 2021 às 14:36 Positivo 3 Negativo 0

É muito pouco para uma cidade tão rica como contagem. Poderia ter muito mais ciclovias e ciclofaixas. Infelizmente o poder público prioriza enxer as ruas de carros.

José aparecido rosa alves - 27 de Agosto de 2021 às 13:14 Positivo 2 Negativo 1

Seria muito bom, se mais pessoas aderissem ao transporte não poluentes como bicicletas patinetes etc, só assim melhorariam o ar que respiramos, sem contar a qualidade de vida e ganho para nossa saúde, por uma Cidade com mais saúde...

Clique aqui e deixe seu comentário