Em São Luís, ônibus com mais de 18 anos de uso circulam pelas ruas

Lei proíbe circulação de carros do transporte coletivo com mais de 7 anos. Aplicativo do Denatran permite à população saber quais estão irregulares

Notícias
 

Fonte: G1 MA / TV Mirante  |  Autor: G1 MA  |  Postado em: 27 de junho de 2014

O Sinesp Cidadão está disponível para smartphones

Sinesp Cidadão está disponível para smartphones

créditos: Reprodução

 

Uma lei municipal em São Luís de 1996 proíbe a circulação de ônibus com mais de sete anos de uso, mas boa parte da frota circula por muitos anos além desse prazo. Segundo os dados do Denatran, existem ônibus com mais de 18 anos rodando pelas ruas da capital.

 

Agora, o usuário do transporte coletivo conta com uma ferramenta que permite o monitoramento do ano de fabricação dos ônibus que circulam na cidade: um aplicativo para celular criado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública. O Sinesp Cidadão está disponível para smartphones com sistema Android e IOS. Depois de clicar no ícone, basta digitar as letras e o número da placa do veículo. Uma busca no banco de dados do Denatran  informa o ano de fabricação, a cor, o chassi e também a cidade onde o veículo está registrado.

 

O aplicativo que é útil para quem trabalha com a compra e venda de carros também pode ajudar a população a saber informações importantes. Conforme as informações disponibilizadas pelo aplicativo, em São Luís, vários ônibus que passam no terminal de integração da Praia Grande são mais antigos que a própria lei municipal que determina o tempo de uso dos carros do transporte coletivo.

 

"Não tem renovação. Com certeza tem ônibus com mais de 10 anos circulando", disse o assistente jurídico Jorge Braga.

 

Além da falta de conforto, a lavradora Graça Araújo disse que os ônibus também quebram com frequência. "É ruim, os ônibus vão só quebrando. Os que vão para a Estiva raramente vão direto até lá. Vão quebrando", reclamou.

 

E se os passageiros têm problemas para usar o transporte público, quem trabalha nele também sofre. Juarez é motorista e dirige um ônibus que tem mais de 12 anos. "Ter uma frota mais nova é bom para o motorista, para o passageiro, para o cobrador", opinou.

 

Segundo a Secretaria de Trânsito e Transportes de São Luís, a frota de coletivos será renovada com a inserção de 250 ônibus novos até o fim deste ano, e mais 250 até junho de 2015, para substituir os veículos com mais de sete anos em circulação.

 

Leia também:

Em São Luís, passageiros reclamam da falta de ônibus e abrigos em paradas 

Série mostra que o uso de bicicleta agiliza ida ao trabalho em São Luís 

Linha férrea ligando litoral nordestino custará R$ 20 bi 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário