Região vai se unir pelo metrô em Alphaville, na Grande São Paulo

Secretário estadual deverá se reunir com prefeitos da região para tratar tema

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 |  Autor: Folha de Alphaville  |  Postado em: 07 de outubro de 2011

Alphaville

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créditos: Folha de Alphaville

Um sistema de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), conectando a rede do Metropolitano de São Paulo (Metrô) aos bairros de Alphaville e Tamboré foi a indicação feita pelo deputado estadual Celso Giglio (PSDB-Osasco) ao governador do estado de São Paulo, Geraldo Alckmin.

 

Na indicação, Giglio esclarece que a criação do ramal deverá evitar que as vias públicas sejam sobrecarregadas e congestionadas pelo fortíssimo incremento do tráfego de veículos, que a explosão de lançamentos comerciais sofrida por Alphaville e Tamboré, deve produzir nos próximos anos.

 

“O que me anima nessa indicação, é que já obtive uma resposta da CPTM [Companhia Paulista de Trens Metropolitanos], informando que os estudos preliminares de viabilidade técnica de um novo serviço de média capacidade ligando os municípios de Barueri e Carapicuíba a Alphaville já foram concluídos”, explica. A companhia informa ainda que a ligação deverá servir de alternativa às atuais ligações com o bairro e estará integrada à rede de alta capacidade de transporte público de passageiros na região metropolitana.


Mobilização

 

Diante desse estudo e também baseado em dados que apontam a expansão imobiliária e o aumento do fluxo de veículos nos bairros, o deputado quer mobilizar as lideranças da região: prefeitos, vereadores e demais deputados, para que, juntos, possam insistir na necessidade do ramal de metrô em Al­phaville e Tamboré.

 

“Toda a região será beneficiada, porque os municípios vizinhos a Barueri enviam seus trabalhadores para as empresas sediadas em Alphaville e Tamboré. O metrô facilitará o acesso de todos e reduzirá os congestionamentos, contribuindo, inclusive para a qualidade de vida dos moradores e trabalhadores, que perderão menos tempo no trajeto trabalho-casa”, ressalta.

 

Giglio já consegue visualizar um ramal do Metrô Leve funcionando no canteiro central da rodovia Castello Branco, com um ramal chegando até Alphaville, mas atendendo as demais cidades da região.

 

O deputado diz ainda que esse é o momento de reivindicar o investimento em transporte, uma vez que o governo do estado tem justamente ampliado as linhas de Metrô e da CPTM.

 

Para garantir o investimento, em sua indicação, Giglio aponta a Parceria Público-Privada como forma de obter os recursos necessários para a expansão e construção do ramal. “Dessa forma, os investimentos efetuados na sua implantação não irão perturbar os ambiciosos planos de investimentos, que hoje estão em execução pela Companhia do Metropolitano de São Paulo, muitas vezes, a fim de atender áreas extremamente carentes da região metropolitana de São Paulo”, pondera o deputado.

 

Além da CPTM, Giglio também já manteve contato com o secretário estadual de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes. “Vamos agendar uma reunião com o secretário e chamar todos os prefeitos da região para participar. A ideia é discutir a implantação desse ramal”, informa.

 

A partir da sinalização do secretário sobre a possibilidade do investimento, Giglio disse que poderá ajudar apresentando uma emenda ao orçamento 2012 do governo do estado, sugerindo a destinação de mais recursos para o projeto.
Mas ele já se mostra bastante animado com a possibilidade. “Não podemos deixar a região perder investimentos. O caminho é ampliar o transporte público, oferecendo qualidade aos usuários.”

 

Pela CPTM, projeto pode sair do papel após 2015

 

Depois de anunciar o trem expresso entre Barueri e Pinheiros, que reduzirá o trajeto em 15 minutos, o governo do estado arrastou o projeto da linha de trem para Alphaville, para o ano de 2015.

 

De acordo com a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), em nota enviada à redação no mês passado, há um estudo para a extensão da Linha 8-Diamante até Alphaville, ligando os municípios de Barueri e Carapicuíba. A previsão é contratar, até 2012, o projeto funcional, que dará as diretrizes de traçado, valores estimados para o empreendimento e localização das estações. Após a conclusão desse estudo, serão contratados os projetos básico e executivo.

 

A expectativa é que esse serviço entre em operação após 2015. Ou seja, se for depender apenas do investimento em transporte público, os moradores de Alphaville e Tamboré terão de conviver mais quatro anos, por baixo, com os congestionamentos diários.

 

Agora, se a união dos deputados, prefeitos e vereadores surtir algum efeito, pode ser que esse investimento seja antecipado, justamente dentro desse pacote de obras voltadas para o transporte público. É sempre bom lembrar que a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) intensificou os investimentos em coleta e tratamento de esgoto após a mobilização de prefeitos e vereadores, exigindo as obras. Os números ainda não estão dentro dos ideais, mas as obras avançam em toda a região metropolitana.

 

O fato é que o projeto para a implantação do ramal de metrô ou de trem em Alphaville e Tamboré vem sendo discutido desde o governo de José Serra, quando teve início o estudo pela CPTM. Depois, aparentemente, o projeto foi engavetado e se não houver um empurrão das lideranças regionais, corre o risco de cair novamente no esquecimento, ou seja, não sair do campo do discurso.

 

O período eleitoral é propício para que as lideranças se unam e briguem por melhorias para toda a região oeste. Transporte público de qualidade não é luxo, é uma necessidade em todos os lugares. 


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