Com ciclovia em estudo, avenida Paulista já teve obra para virar calçadão

A Prefeitura de São Paulo prevê para janeiro o início da construção da ciclovia da avenida Paulista, uma das principais e talvez a mais famosa via da cidade

Notícias
 

Fonte: UOL  |  Autor: Wellington Ramalhoso  |  Postado em: 06 de novembro de 2014

Perspectiva do projeto Nova Paulista revisado pelo

Perspectiva do projeto Nova Paulista

créditos: Escritório Nadir Mezerani/Reprodução

 

Lançado em setembro, o projeto de construção de uma ciclovia na Avenida Paulista recebeu críticas da oposição e depende da aprovação de órgãos de preservação do patrimônio para ser executado. Mas se uma obra iniciada na década de 1970 tivesse sido concluída, a polêmica não existiria e os ciclistas circulariam com mais liberdade pela avenida.

 

Como? Os carros e os ônibus passariam por uma via subterrânea. A Paulista seria uma esplanada livre para caminhar e pedalar. De quebra, o prejuízo ao trânsito de veículos durante festas e manifestações realizadas na avenida seria resolvido ou minimizado.

 

A pedido da prefeitura, o projeto Nova Paulista foi concebido em 1967 pelo engenheiro Figueiredo Ferraz e pelo arquiteto Nadir Mezerani e estava associado ao plano da administração municipal para alargar a avenida. O então prefeito Faria Lima começou a tirá-lo do papel, com as obras de ligação entre as avenidas Rebouças, Paulista, Doutor Arnaldo e rua da Consolação.

 

Inaugurado em 1971, o trecho inicial do túnel semiaberto idealizado por Mezerani avança por um pequeno trecho da Paulista, entre a Consolação e a rua Haddock Lobo, e é o exemplo concreto daquilo que a avenida poderia ter se tornado ao longo de sua extensão.

 

Neste trecho, embora não tenha sido transformada em calçadão, a superfície é mais estreita e conta com menos faixas para os veículos -- exatamente ali, o espaço do canteiro central é conhecido como praça do Ciclista. Aberturas no centro da avenida ligam os ambientes da superfície e do túnel.

 

Figueiredo Ferraz, um dos responsáveis pela criação do projeto, foi nomeado prefeito no fim de 1971 e levou a obra adiante pelos subterrâneos da Paulista. As escavações avançaram até a outra ponta da avenida, na região do Paraíso.

 

Maquete do projeto Nova Paulista original, que transformaria a avenida em calçadão

Maquete do projeto Nova Paulista original, que transformaria a avenida em calçadão (Junior Lago/UOL)


Prefeito demitido e obra interrompida

O projeto passou, no entanto, a sofrer forte oposição, o que desgastou Ferraz e levou à sua saída da prefeitura. Na ditadura, o prefeito de São Paulo era nomeado pelo governador do Estado, que, por sua vez, era escolhido pelo militar que ocupava a Presidência.

 

Em agosto de 1973, o governador Laudo Natel demitiu Ferraz por carta – na verdade, um bilhete -- e nomeou como prefeito Miguel Colassuono, que assumiu com a ordem de interromper a obra. O novo gestor completou o alargamento da via, mas abandonou o túnel, cuja construção jamais foi retomada. Sem a conclusão do túnel, a transformação da superfície em calçadão ficou inviável.

 

Mezerani, outro autor do projeto, atribui a oposição à Nova Paulista no início dos anos 70 aos usuários de apartamentos e escritórios dos edifícios que haviam ocupado indevidamente o subsolo da avenida. Segundo o arquiteto, o caminho do túnel tinha pela frente 22 construções irregulares, entre elas, garagens de prédios, o caixa-forte de um banco estatal e a quadra de esportes de um clube.

 

Em sua opinião, a insatisfação com obras concluídas na época como o Minhocão e a praça Roosevelt, na região central, ajudou a reforçar as críticas ao projeto da Paulista. "Foi fácil comparar a obra da Paulista com mais um monstrengo de concreto", diz Mezerani, 41 anos depois da interrupção da construção da Nova Paulista.


Esplanada e centro cívico

"Era uma obra que deveria se completar no ano 2000, isto é, quando ela se transformasse, na superfície, em uma grande esplanada", afirma o arquiteto. Seu objetivo era resgatar, de certa forma, o ambiente original da avenida projetada pelo engenheiro Joaquim Eugênio de Lima.

 

De 1891, quando foi inaugurada, até a década de 1950, a avenida era repleta de casarões, com grandes terrenos, e tinha um ambiente familiar. "A ideia [do projeto Nova Paulista] era preservar a convivência social e permitir que a pessoa andasse e atravessasse a rua sem precisar ir até o próximo quarteirão".

 

A Nova Paulista ainda dialogava com o grande cartão-postal da avenida, o Masp (Museu de Arte de São Paulo), projetado com um grande vão livre pela arquiteta Lina Bo Bardi e inaugurado em 1968. "A Lina já previa que em frente ao Masp os carros deveriam passar por baixo. E eu respeitei. Já era ideia da Lina fazer unir o Masp com o Parque Trianon", relata Mezerani.

 

O túnel semiaberto também contaria com galerias comerciais e se interligaria com a linha 2-verde do Metrô, projetada para passar no nível abaixo. A via subterrânea teria conexões com as avenidas 9 de Julho e 23 de maio e com a praça Oswaldo Cruz. A passagem das outras vias transversais permaneceria na superfície, cortando o calçadão.

 

Mezerani e o escritório Figueiredo Ferraz trabalharam posteriormente na revisão do projeto e o apresentaram a outras gestões municipais, como a de Marta Suplicy (PT). Para o arquiteto, o projeto mantém sua força porque a Paulista tem uma grande importância econômica e se transformou no "centro cívico" da cidade.

 

Além disso, a cidade tem grande carência de espaços de convivência e lazer. "A Paulista é a centralidade. Virou o símbolo da cidade. Para o ambiente urbano, é indispensável jogar os carros para baixo [para o subsolo]".

 

Segundo Mezerani, não é mais possível fazer um túnel semiaberto. A solução agora seria construir um túnel fechado. Ele calcula que a obra toda poderia ser concluída em um prazo de três anos.


Ciclovia

Atualmente, a avenida Paulista conta com uma ciclofaixa de lazer que funciona somente aos domingos e feriados. Orçada em R$ 15 milhões, a ciclovia será permanente e elevada em relação às faixas de rolamento, terá 4 km de extensão, ficará no canteiro central e contará com grades de proteção perto dos semáforos. As oito faixas para os carros serão estreitadas.

 

O vereador Andrea Matarazzo (PSDB), que atacou o projeto em setembro, recuou e adotou um tom moderado depois de conhecer a proposta.

 

Nesta quinta-feira (6), às 19h, o projeto será discutido em audiência pública na Câmara Municipal.

 

A defesa da proposta ganhou força após a morte de um ciclista no cruzamento das avenidas Paulista e Brigadeiro Luís Antônio no último dia 27.

 

Como a ciclovia passaria em frente ao Masp, que é um bem tombado, o projeto está sob análise de órgãos de preservação do patrimônio nas esferas estadual e federal: Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Arqueológico, Artístico e Turístico) e Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

 

Leia também:

Ciclovia da Av. Paulista: audiência nesta 5a feira (6), às 19 h. Compareça! 

Audiência pública sobre ciclovia na Paulista será na próxima quinta (6)

Rua Augusta, em SP, ganha faixa exclusiva para ônibus 

Como será a São Paulo do futuro? 

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário