VLT de Cuiabá: contrato passará por auditoria e término da obra ainda é incerto

Em visita a extinta Secopa, governador anuncia audiência pública para apresentar balanço das obras atrasadas da Copa do Mundo

Notícias
 

Fonte: Circuito Mato Grosso  |  Autor: Airton Marques  |  Postado em: 16 de janeiro de 2015

Governador anuncia balanço das obras da Copa

Governador anuncia balanço das obras da Copa

créditos: Ednei Rosa

 

O governador Pedro Taques (PDT), em visita aos servidores da extinta Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) na tarde desta quinta-feira (15), garantiu que mesmo com demora, a obra do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) será concluída. O governante declarou que a não conclusão das obras da Copa do Mundo seria uma vergonha para toda a sociedade.

 

“Se nós não concluirmos estas obras, não será uma vergonha para esta gestão e sim para a população mato-grossense”, afirmou Taques, ao solicitar a ajuda dos servidores estaduais lotados na secretaria da copa para a continuidade dos trabalhos de gestão dos projetos de mobilidade urbana.

 

Segundo o secretário extraordinário do Gabinete de Projetos Estratégicos, Gustavo Oliveira, um novo cronograma físico-financeiro da construção do VLT será preparado em conjunto com o consórcio formado pelas empresas Santa Bárbara, CR Almeida, CAF, Magna e Astep.

 

Suspenso desde dezembro do ano passado a pedido das empresas contratadas, que ficaram sem receber os repasses do governo por 90 dias, o contrato passará por auditória, onde será possível constatar, por exemplo, o valor que a empreiteira deverá receber dos restos a pagar.

 

“Estive em reunião com eles hoje de manhã e eles manifestaram total interesse em continuar as obras. Fiz alguns pedidos a eles, de pontos especifico de trabalho. Eles se comprometeram a nos dar resposta de quando isso pode ficar pronto e devem retornar em 15 ou 20 dias com as soluções”, explicou Oliveira.

 

Sobre a continuidade das obras de construção dos trilhos do VLT, o secretário afirmou que a retomada dos serviços só será feita após a auditoria no contrato.

 

“Tecnicamente neste momento por causa das chuvas, não é prático retomar as obras, o consórcio gostaria de reiniciar estas obras a partir de março ou abril, já com os projetos todos revisados e entregues aqui na secretária”, explicou Gustavo.

 

Audiência Pública

Pedro Taques anunciou a apresentação do levantamento que está sendo feito pela equipe do governo, sobre todas as 22 obras deixadas pela gestão passada, de Silval Barbosa (PMDB). Uma audiência pública deve ser realizada no mês que vem.

 

“Nós faremos agora no início de fevereiro uma audiência pública, em que nós mostraremos todos os números, sobre todas as obras que estão ocorrendo. Cabe a um governo mostrar a sociedade o que esta sendo feito”, declarou Taques.

 

O pedetista rechaçou que as auditorias se tratem de uma “caça as bruxas”, para ele, as medidas tomadas pelo seu governo seguem apenas o que determina a lei.

 

"Para que a sociedade conheça o que ocorreu a respeito das obras da copa.  Quanto foi pago, o que foi pago, por que deu errado. As responsabilidades serão apuradas pelos órgãos competentes. Não se trata de devassa, caixa preta, nada disso e sim do cumprimento do que determina a constituição e a lei”, finalizou o governador.

 

Nesta audiência pública também será apresentada a definição quanto a responsabilidade sobre os contratos de cada obra. A maioria dos projetos deve ser direcionada à Secretária de Estado das Cidades (SECID) e a outra parte ficará a cargo do Gabinete de Projetos Estratégicos.

 

Leia também:

Ponto de ônibus se transforma em biblioteca 24 horas em Cuiabá 

Consórcio VLT faz 'lambança' em obras de Cuiabá

Cidades brasileiras com projetos de VLT


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário