Em Curitiba, círculos azuis no solo indicarão ciclorrotas

Não é mais segredo: prefeitura de Curitiba revela que sinalização indicará trechos compartilhados entre bicicletas e automóveis

Notícias
 

Fonte: Bondenews / Prefeitura de Curitiba  |  Autor: Bondenews  |  Postado em: 12 de março de 2015

Primeira ciclorota oficialmente sinalizada em Curi

Primeira ciclorrota sinalizada oficialmente em Curitiba

créditos: Jaelson Lucas/SMCS

 

A Prefeitura de Curitiba está implantando a primeira ciclorrota sinalizada da cidade, que irá ligar o bairro Portão à Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), no bairro Prado Velho, e à avenida Comendador Franco (avenida das Torres). Os círculos azuis, que chamaram a atenção da população curitibana nos últimos dias, identificam a ciclorrota.

 

O trecho terá 6,2 km de vias compartilhadas por carros e bicicletas, com velocidade máxima permitida de 30 quilômetros por hora (km/h). A sinalização viária nas ruas que compõem a ciclorrota e no seu entorno está sendo finalizada – o lançamento será feito no sábado (14).

 

"Esta primeira ciclorrota de Curitiba representa mais um passo na consolidação do Plano Cicloviário da cidade. Queremos que a bicicleta seja, cada vez mais, uma opção segura de deslocamento para a população", diz o presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Sérgio Pires. A atual gestão já implantou em Curitiba mais de 70 quilômetros de vias cicláveis, com destaque para o projeto da Via Calma da Av. Sete de Setembro (com 6,3 km de ciclofaixas preferenciais), a implantação das ciclovias da Avenida Comendador Franco e da Linha Verde Sul e Norte, e a requalificação da ciclovia da Av. Mal. Floriano Peixoto.

 

A ciclorrota Portão-PUC terá o seguinte trajeto, em mão dupla: início no cruzamento da avenida República Argentina com a Rua Morretes, seguindo pelas ruas Amazonas, Paranaguá, Pará, São Paulo, Otávio Francisco Dias, Madre Maria dos Anjos e Baltazar Carrasco dos Reis. Da Baltazar Carrasco dos Reis, a ciclorrota seguirá por dois caminhos: pela rua Imaculada Conceição, em uma ciclofaixa de 300 m até a entrada da PUCPR; e até a ciclovia da avenida Comendador Franco.

 

Círculos

Todo o trecho da ciclorrota está identificado com 47 círculos de 2,5 metros de diâmetro, com fundo azul e uma bicicleta pintada no centro. Nos cruzamentos, também foram pintadas figuras de bicicletas. Em todas as transversais da ciclorrota há placas amarelas com sinalização indicativa de tráfego com bicicletas à frente.

 

O coordenador de mobilidade urbana da Secretaria Municipal de Trânsito, Gustavo Garrett, destaca que as ciclorrotas permitem que o ciclista consiga se locomover com maior segurança, pois são vias de velocidade mais baixa, de 30 km/h.

 

"A sinalização especial alerta os motoristas da criação destes espaços com prioridade ao ciclista. Essas rotas fornecem um sistema viário mais seguro aos ciclistas, gerando possibilidades de utilizar a bicicleta em vias com menor tráfego de veículos. As ciclorrotas são caminhos alternativos que saem do interior dos bairros e chegam aos eixos cicloviários principais", diz.

 

A ciclorrota Portão-PUC faz conexão com outras infraestruturas cicloviárias já existentes em Curitiba, formando uma rede de vias cicláveis com a rua Conselheiro Laurindo, rua João Negrão, rua Pedro de Toledo, avenida Comendador Franco, rua Engenheiros Rebouças, avenida Getúlio Vargas, rua Alexandre Gutierrez, avenida Sete de Setembro, rua Mariano Torres e avenida Dario Lopes dos Santos.

 

Outros trechos de ciclorrotas estão em fase de projeto no Ippuc e deverão ser implantados em breve na cidade.

 

Leia também:

Zonas 30? Ciclorrotas? O que são os círculos azuis pintados nas ruas de Curitiba?

Manobra das empresas de ônibus de Curitiba e região metropolitana indica sangria do sistema

País precisa investir R$ 240 bi em mobilidade urbana, aponta CNT


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário