Zonas 30? Ciclorrotas? O que são os círculos azuis pintados nas ruas de Curitiba?

Prefeitura ainda não revelou do que se trata, embora os desenhos venham acompanhados de bicicletas pintadas no solo. E você, o que acha?

Notícias
 

Fonte: Bem Paraná  |  Autor: Bem Paraná  |  Postado em: 06 de março de 2015

Prefeitura vai acabar com o mistério na semana que

Prefeitura mantém mistério sobre os círculos

créditos: Valquir Aureliano

 

A rua Baltazar Carrasco dos Reis recebeu uma misteriosa pintura nesta semana. São círculos azuis pintados no meio da rua. Essas mistereiosas pinturas se estendem desde a Avenida das Torres até o Batel. Além dos círculos, também há desenhos de bicicletas no asfalto. Os círculos foram feitos pela Prefeitura de Curitiba.

 

Contudo, o mistério vai continuar. A ação faz parte das comemorações do aniversário da cidade, no dia 29 de março. Mas não são apenas um enfeite, mas provavelmente algo relacionado à sinalização de trânsito. E só. A Prefeitura, por meio de sua assessoria, não adiantou masi detalhes de qual seria esse projeto, explicando que deve ser anunciado na semana que vem.


No entanto, juntando a pintura dos círculos e das bicicletas no asfalto, pode-se imaginar que se tratam de medidas relacionadas à ciclomobilidade, como se a criação de uma rota para as bikes. Ficam as especulações.

 

Mobilidade

Nos últimos anos Curitiba vem experimentando alternativas para fazer o trânsito da cidade fluir de melhor forma. No ano passado foram as faixas exclusivas para ônibus na Rua XV de Novembro. Nesta semana começou a implantação das faixas na Avenida Marechal Deodoro e na Westphalhen.

 

Também no ano passado a Avenida Sete de Setembro ganhou espaço destinado aos ciclistas, com o projeto da Via Calma, com espaço partilhado entre carros e bicicletas e limite de velocidade reduzido para 30 km/h. No início deste ano, um projeto piloto também começou a implantar bibicletários no lugar de vagas para carros do Estar.

 

O plenário da Câmara de Curitiba acatou, ontem, o veto parcial do prefeito à Lei da Bicicleta (14.594/2015), que determina que sejam implantadas ciclofaixas e ciclovias em 5% das ruas, em modelo funcional e integrado ao transporte coletivo.
Com isso, a norma entrará em vigor 90 dias após sua publicação no Diário Oficial do Município (realizada em 16 de janeiro) sem o artigo 3º.

 

Leia também:

Primeiro encontro #Vaga Viva Curitiba

Os 8 maiores sistemas de transporte do Brasil

Curitiba: mais da metade dos ciclistas migrou da canaleta para ciclofaixas


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário