Radares em cruzamentos e vias começam a multar em Natal

Após dois meses funcionando como "medida educativa", equipamentos começaram a autuar neste domingo(15). Objetivo é reduzir acidentes e aumentar a segurança nas vias

Notícias
 

Fonte: G1  |  Autor: G1  |  Postado em: 16 de março de 2015

Radares de controle de velocidade começam a multar

Radares de controle de velocidade começam a multar

créditos: Reprodução /Inter TV Cabugi

 

Os radares de velocidade instalados nos prinicpais cruzamentos de Natal começam a multar neste domingo (15). Os equipamentos foram instalados em dezembro de 2014 e estavam funcionando como "medida educativa", de acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU). Até o fim de fevereiro, os radares registraram 6.600 infrações, mas os condutores não foram multados.

 

Segundo Walter Pedro da Silva, secretário adjunto de Trânsito da STTU, a fiscalização eletrônica em Natal opera com três tipos de equipamentos que têm funções diferentes.

 

Lombada Eletrônica

O secretário adjunto explica que as lombadas eletrônicas estão, na maioria das vezes, próximo a faixa de pedestres para facilitar a travessia de pedestres. “Deste modo, definimos que estes equipamentos limitam a velocidade em 50 km/h para que o motorista reduza a velocidade e pare quando algum pedestre estiver esperando para atravessar a via”, pontuou.

 

Radares fora de Cruzamento

Os radares que estão localizados fora dos cruzamentos têm como objetivo controlar a velocidade dos veículos em um determinado trecho. De acordo com a STTU, geralmente estes se encontram em locais com curvas acentuadas e em longos trechos sem semáforos, onde os motoristas podem vir abusar da velocidade.

 

Por estes motivos, segundo o adjunto, os radares fora de cruzamentos limitam a velocidade em 50 km/h. “É para dar segurança ao motorista que estiver realizando uma curva acentuada”, assegurou. Estes radares, que já estão autuando, estão localizados nos seguintes pontos:

- Rua Jaguarari, entre as ruas Vinte e Três e Izabel Oliveira, Candelária – sentido bairro;
- Rua Jaguarari, entre em frente ao Condomínio Green Village, Candelária – sentido centro;
- Av. Bernardo Vieira, após a Rua Brandão, Lagoa Nova – sentido Midway Mall;
- Av. Bernardo Vieira, após a Rua dos Tororós, Alecrim – sentido Urbana;
- Ponte Newton Navarro – sentido Praia do Forte;
- Ponte Newton Navarro – sentido Redinha;
- Av. Felizardo Moura, antes do semáforo da Compal, Bairro Nordeste – sentido Igapó;
- Av. Felizardo Moura, antes do semáforo da Compal, Bairro Nordeste – sentido Urbana;
- Av. Romualdo Galvão, na entrada do túnel, Lagoa Nova;

 

Radares nos Cruzamentos

Já os equipamentos instalados nos cruzamentos vão monitorar a parada sobre a faixa de pedestre, o avanço de sinal vermelho e a velocidade, a última mesmo quando o sinal estiver verde. Segundo Walter Pedro, estes radares visam dar segurança a travessia dos pedestres nos cruzamentos, assim como garantir o respeito à faixa e ao sinal vermelho. A velocidade será monitorada 24 horas por dia, enquanto a parada sobre a faixa e o avanço de sinal será fiscalizada das 5 horas até às 22 horas.

 

O adjunto explica que a velocidade será monitorada inclusive durante a madrugada para garantir a segurança na travessia do cruzamento, já que o monitoramento do avanço de semáforo não estará funcionando. “Verificamos que os acidentes mais graves e com vítimas fatais ocorrem justamente durante a madrugada, por isso a fiscalização de velocidade funcionará 24 horas tanto nas lombadas eletrônicas, como nos radares fora e em cruzamentos”, afirmou.

 

Com relação ao limite de velocidade, que foi fixado em 60 km/h, Walter Pedro explicou que esta é a velocidade máxima permitida pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) para vias urbanas. “Além disso, queremos garantir que o motorista reduza a velocidade no cruzamento para que ele possa realizar uma travessia segura, sem causar acidentes”, certificou.

 

Estes radares estão instalados em nove cruzamentos da capital. Confira:

- Av. Amintas Barros x Rua Jaguarari;
- Av. Miguel Castro x Rua Jaguarari;
- Av. Senador Salgado Filho x Av. Antônio Basílio;
- Av. Senador Salgado Filho x Av. Bernardo Vieira;
- Av. Coronel Estevam x Rua Brasília;
- Rua Fonseca e Silva x Av. Almirante Alexandrino de Alencar;
- Av. Bernardo Vieira x Rua dos Pegas;
- Av. Prudente de Morais x Av. Bernardo Vieira;
- Av. Hermes da Fonseca x Av. Almirante Alexandrino de Alencar;

 

Leia também:

Padronização de calçadas e paradas de ônibus será retomada em Natal 

Belém, o Cirio de Nazaré e a imobilidade

Conde da Boa Vista, no centro do Recife, tem problemas nas calçadas e pontos de ônibus


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário