Projeto prevê construção de um calçadão no centro de Natal (RN)

Está em estudo a proposta na Rua João Pessoa de uma via compartilhada, com prioridade ao pedestre, no trecho entre a Catedral Metropolitana e a Praça André de Albuquerque

Notícias
 

Fonte: G1  |  Autor: Leonardo Erys  |  Postado em: 21 de fevereiro de 2019

Praça André de Albuquerque, ponto final do calçadã

Praça André de Albuquerque, ponto final do calçadão de Natal

créditos: Igor Jácome/ G1


A Prefeitura de Natal (RN) estuda a possibilidade de construir um calçadão que ligaria a Catedral Metropolitana à Praça André de Albuquerque, no centro da cidade. A reforma aconteceria na rua João Pessoa, uma das mais movimentadas da região.

 

A primeira reunião para tratar do projeto já aconteceu. Um novo encontro da Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU) acontece nesta sexta-feira (22). A intenção é de que em 30 dias o projeto esteja no papel para análise e filtro das ideias.

 

Rua compartilhada

A intenção inicial do projeto é de que o calçadão se enquadre no conceito de "rua compartilhada", segundo explicou o arquiteto do Departamento de Engenharia de Trânsito da STTU, Carlos Milhor. "Na rua compartilhada, a prioridade é do pedestre, mas existe um espaço determinado para a passagem dos carros. É um uso comum no espaço público, dentro desse conceito", ressaltou.

 

Pela ideia inicial, toda a rua João Pessoa, que liga a Catedral Metropolitana até a Praça André de Albuquerque, seria transformada em um grande calçadão, com a implantação de praças com bancos e áreas de convivência. Aos carros, caberia um espaço reduzido para passarem pelo próprio calçadão, onde a prioridade deve ser o pedestre. 

 

O arquiteto da STTU acredita que o espaço pode ajudar também no crescimento da economia da região. "Hoje a rua só pertence aos carros. A ideia da rua compartilhada é fazer a cidade para pessoas", explica Milhor, que diz ainda que há uma avaliação positiva dos comerciantes da região para a proposta. "O bom disso tudo é que os comerciantes estão apoiando essa proposta", completa.

 

Segundo ele a ideia também contempla ruas menores, próximas à região, num processo de revitalização. Além disso, há a intenção no projeto de se criar um espaço de convivência, sem acesso dos carros, em determinados horários dos finais de semana. "No final de semana, queremos fechar para os carros e abrir só para pessoas, como acontece por exemplo na Avenida Paulista, em São Paulo", pontuou Carlos Milhor.

 

Leia também:
MPF recomenda que DNIT faça ciclofaixa na BR-101 em Natal
São Carlos (SP): abaixo-assinado contra o fim de um calçadão
Em Curitiba, calçadão da XV de Novembro não tem onde parar bicicleta
Projeto de revitalização do Setor Hospitalar Sul (DF) privilegia pedestre
Ação urbana no Rio abre espaço da via para o pedestre


 

 

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário