Projeto de revitalização do Setor Hospitalar Sul (DF) privilegia pedestre

Plano de melhorias, em fase orçamentária, prevê ampliação de largura das calçadas, construção de praças e organização do trânsito nessa região de Brasília

Notícias
 

Fonte: Agência Brasília  |  Autor: Agência Brasília  |  Postado em: 11 de fevereiro de 2019

Setor Hospitalar Sul: carros e pouco espaço ao ped

Setor Hospitalar Sul: carros e pouco espaço ao pedestre

créditos: Reprodução


Um projeto de requalificação de espaços públicos no Setor Hospitalar Sul, em Brasília, propõe-se a melhorar a acessibilidade e organizar o trânsito nessa região da capital, dando prioridade ao pedestre. O plano foi encaminhado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação à Secretaria de Obras e à Novacap.

 

A proposta integra o NósUrbanos, política de melhoria dos espaços públicos que já estabeleceu diversos pontos do Distrito Federal. No caso do Setor Hospitalar Sul, o plano foi elaborado pela pasta e tem recursos destinados por meio do Fundo de Desenvolvimento Urbano do Distrito Federal (Fundurb).

 

Segundo o governo, a fase de atualização de orçamentos está em andamento, e a licitação deve ser lançada em 90 dias; após a escolha das empresas, as obras deverão durar 180 dias. 

 

Entre as intervenções previstas, está a ampliação da largura das calçadas, que passarão de 3,5 m para 6 m. A mudança privilegia o pedestre, ainda mais porque áreas hospitalares recebem fluxo intenso de pessoas com deficiência permanente ou momentânea.

 

“O objetivo é devolver a cidade para as pessoas”, defendeu o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Mateus Oliveira.

 

Para isso, as vias terão uma faixa de rolamento de 3,5 m. Hoje, existem duas faixas, com 7 metros ao todo, mas uma delas é ocupada por carros estacionados irregularmente. Essa situação obstrui a passagem de ambulâncias às entradas de emergências dos centros médicos.

 

A expectativa é que, com isso, tenham-se vias com largura suficiente à circulação no local sem que os veículos parem irregularmente ao longo dos meios-fios. As vagas de táxi também serão devidamente demarcadas.

 

Estacionamentos públicos 

O plano estabelece ainda a reorganização de dois bolsões de estacionamentos públicos próximos à W4 Sul. Para isso, canteiros serão criados na área, de forma a delimitar vagas, evitar a formação de filas duplas e criar rotas seguras para pedestres.

 

O bolsão de vagas entre a 716 Sul e a Estrada Setor Policial Militar, ao lado de um hospital privado de grande porte, será dividido em dois trechos. Ali será criada uma praça de convivência e a proposta é que, no futuro, ali seja implementado um ponto de integração ao transporte público.

 

Velocidade

A alteração da velocidade das vias no setor também será submetida à avaliação do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF). Pelo projeto, os veículos poderiam circular a 30 km/h, dando a possibilidade de circulação de bicicletas na faixa.

 

A proposta de revitalização do Setor Hospitalar Sul está disponível no GeoPortal, da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação. Para acessá-la, basta clicar em GeoPortal, na aba Camadas > Camadas > Intervenções Urbanísticas > NósUrbanos. Em seguida, basta clicar duas vezes sobre o mapa do local.

 

Leia também:
Zona azul: governo do DF quer cobrar por vagas perto do Metrô e BRT
Lama e caos aos pedestres em Brasília-DF
Locomoção a pé ainda é desafio em todo Brasil
Pedestres bloqueados e em grande risco na W3 Sul


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário