Campanha "Pedestre, Eu Cuido" reduz em 40% mortes no trânsito de Campo Grande (MS)

De janeiro a maio de 2014 ocorreram 7 mortes de pedestres e, neste ano, os atropelamentos fatais caíram para 5 casos na cidade sul-matogrossense

Notícias
 

Fonte: A Crítica  |  Autor: A Crítica  |  Postado em: 16 de junho de 2015

Faixas de pedestres estão sendo instaladas também

Faixas de pedestres são instaladas também em escolas

créditos: Reprodução

 

O uso da faixa de pedestre pela população e o trabalho em educação no trânsito com os motoristas têm sido fatores importantes para a diminuição das mortes por atropelamento nas vias em Campo Grande. Essa constatação vem dos dados da campanha "Pedestre, eu cuido!" realizada pela Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) e Detran/MS (Departamento Estadual de Trânsito), que revelam queda de 40% de mortes de pedestres de janeiro a maio deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado.

 

De janeiro a maio de 2014 ocorreram 7 mortes de pedestres e, neste ano, os dados revelam que, nesse mesmo período, os atropelamentos fatais caíram para 5 casos. De acordo com a Agetran, a queda dos índices acontece de forma progressiva ao longo dos anos, tanto que, de 2013 a 2014 os dados mostram diminuição de 27% de mortes envolvendo atropelamentos, já que em 2013 foram registrados 22 acidentes fatais, enquanto 2014 foram 16.

 

Faixas de Pedestres

De acordo com a diretora-presidente da Agetran, Beth Felix desde o início deste ano até agora já foram sinalizadas mais de 100 faixas de pedestres pela Agetran em frente às escolas da Capital, tanto estaduais, municipais como particulares. Esse número aumenta se contabilizadas faixas de pedestre feitas a partir de convênio com o Detrans-MS em mais 52 escolas e outras 39 em locais estratégicos da cidade. “Estamos atuando em vários pontos da Capital e o trabalho desenvolvido já está mostrando um bom resultado, melhorando a cada ano”, destacou a diretora.

 

As iniciativas da Agetran em educação no trânsito com pedestres e condutores continuam na próxima semana com abordagens em diversos pontos da cidade. A intenção é conscientizar a população quanto à importância do uso da faixa de pedestre e a sinalização correta a ser feita para o motorista ficar atento. Ao motorista, o alerta será dado para o respeito à Lei do Trânsito e quanto à conscientização em parar na faixa para a passagem em segurança do pedestre. Até o final deste ano, uma vez por mês, com duração de uma semana, essa ação será conduzida por técnicos do Detran-MS, servidores da Agetran, com apoio do Bptran (Batalhão de Policiamento de Trânsito).

 

Além das atividades do Pedestre, eu Cuido, as ações da campanha “Volta às Aulas” retomam em agosto nas escolas com palestras e ações educativas. A expectativa é de envolver alunos e pais de alunos em atitudes de respeito ao Código Nacional de Trânsito e salientar a importância delas para salvar vidas.

 

Sinalização

A sinalização vertical e horizontal em diversas regiões de Campo Grande é outro ponto importante do trabalho da Agetran. O diretor de Trânsito da Agência, Sidinei Oshiro salienta que as equipes estão atuando na área central e nos bairros. “Esse é um trabalho contínuo e que faz parte dos serviços de manutenção das vias. Atuamos de acordo com a necessidade da demanda e análise técnica", avaliou o diretor.

 

Leia também:

Não há segurança nos terminais de ônibus de Campo Grande (MS) 

Campo Grande terá corredor de ônibus ampliado 

Campo Grande (MS): desafios da malha cicloviária são tema de reunião 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário