Bolívia vai triplicar tamanho da rede de teleféricos

Detentora do maior sistema de teleféricos do mundo, o país andino terá em breve nove linhas passando pela capital administrativa La Paz

Notícias
 

Fonte: Swiss Info/ Reuters  |  Autor: Sarah Marsh  |  Postado em: 29 de julho de 2015

Teleférico em La Paz

Teleférico em La Paz, na Bolívia

créditos: Reuters Tickers

 

A Bolívia já tem o maior sistema de teleférico do mundo, mas, agora, o país está triplicando o tamanho dessa rede e em breve terá nove linhas que passarão sobre a capital administrativa La Paz. A cidade andina de 1,8 milhão de pessoas há tempos tem enfrentado um caótico sistema de transporte. Micro-ônibus e táxis com placas escritas à mão em seus vidros pegam passageiros aleatoriamente em congestionadas vias urbanas.

 

Mas, nos últimos dois anos, auxiliado por receitas estatais vindas da exploração de gás natural e de minérios, o governo do presidente Evo Morales tem construído um sistema de teleféricos que enxerga como o marco da rede moderna de transporte: um metrô nos céus. A companhia estatal "Mi Teleferico" agora opera três linhas, incluindo duas que ligam La Paz com a cidade satélite de El Alto. A empresa começou a trabalhar em novas rotas que elevarão a rede de 10 para 30 km.

 

“A primeira fase foi focada em unir duas cidades. A segunda é na criação da rede”, disse Cesar Dockweiler, gerente da Mi Teleferico, em entrevista. Os silenciosos bondes elétricos com wifi e vista panorâmica dos Andes fazem alguns sistemas de transportes de outras metrópoles parecerem obsoletos. Embora outras cidades também contem com teleféricos, como Medelín, nenhuma tem uma rede tão extensa. 

 

Leia também:

Teleférico mais alto do mundo coleciona elogios na Bolívia 
Teleférico de La Paz será ampliado 
Conheça dez teleféricos ao redor do mundo 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário