Teresinenses pedem instalação de faixas de pedestres em bairros

Demanda é por melhorias para pedestres em frente à escola e clínica médica, por exemplo. Segundo moradores da capital, condutores tem que respeitar a sinalização

Notícias
 

Fonte: Meio Norte  |  Autor: Marcos Moraes  |  Postado em: 22 de setembro de 2015

Condutores devem respeitar sinalização

Condutores devem respeitar sinalização

créditos: Dantercio Cardoso

 

Não é difícil encontrar histórias de pessoas que conhecem pedestres que tenham se acidentado no trânsito e até mesmo já terem ido a óbito. O agente de portaria Luiz Araújo, morador na Vila Monte Alegre, na zona Norte de Teresina defende a instalação de uma faixa de pedestre em frente à Escola Municipal Roberto Siqueira Dantas, na Avenida Amadeus Paulo, onde seus filhos estudam. Segundo ele, o local já foi cenário de diversos acidentes e o risco é ainda maior pelo constante fluxo de crianças e adolescentes.

 

“É muito importante que façam uma nova faixa de pedestre no local para trazer mais segurança para os nossos filhos. A responsabilidade no trânsito é de todos, mas os motoristas são os que devem estar mais atentos e serem responsáveis. No entanto, eles são os que mais cometem infrações, apesar de terem sido educados em autoescolas e os pedestres muitas vezes não têm conhecimento do perigo que correm no trânsito”, declarou.

 

Drama parecido vive a médica Weruska Carvalho, já que próximo à clínica em que trabalha na Avenida Mirtes Melão, no Bairro Gurupi, na zona Leste de Teresina. Ela relata que na avenida já teve casos de acidentes com vítima fatal e que se preocupa devido à presença de pessoas idosas, cadeirantes e crianças que frequentam a clínica e que estão expostas ao perigo de se acidentar. “O que a gente quer é a instalação de uma faixa de pedestre ou até mesmo um semáforo porque tem uma clínica no local e queremos uma garantia de que as pessoas estarão mais seguras ao atravessarem a avenida. Há dois meses, uma senhora foi atravessar e acabou sendo colhida, não resistiu aos ferimentos e morreu”, considerou.

 

Campanhas educativas alertam para o respeito no trânsito

No trânsito todos são importantes. Não só o pedestre, mas o ciclista e o condutor devem estar atentos à sinalização. Respeitar a faixa é não só uma obrigação de todos, como também uma atitude que salva vidas. Para conscientizar a população, a Escola Piauiense de Trânsito do Departamento de Trânsito do Piauí (Detran-PI), realiza campanhas educativas que buscam informar sobre a importância da paz no trânsito, da construção de um trânsito seguro e da cidadania no trânsito.

 

A diretora da EPT, Jeovanna Moura, afirma que apesar de algumas faixas de pedestres estarem localizadas próximas aos semáforos ainda assim muitos condutores desrespeitam a passagem dos pedestres. Ela diz ainda que tudo é uma questão de conscientização dos condutores. "É preciso que eles entendam que se trata de um risco para outras pessoas, como pedestres e ciclistas, e até para eles mesmos, desrespeitar a sinalização e as leis de trânsito.

 

Nesse sentido, o Detran realiza constantemente blitze educativas, para abordar os condutores e lembrá-los das condutas corretas no trânsito", acrescentou. Ela salientou que o trabalho da Detran vai desde a fiscalização das auto escolas e o acompanhamento do conteúdo didático que forma os novos condutores até a promoção das campanhas educativas, que buscam reciclar os condutores que já estão no trânsito, alertando a eles sobre as normas que regem o trânsito e que tem como principal objetivo garantir a segurança de todos.

 

Leia também:

Ocupações em calçadas obrigam pedestre a caminhar por avenidas no centro de Teresina

Cidadeapé propõe 1º Desafio da Travessia, no dia mundial sem carro

Faixas de pedestre desaparecem em cruzamentos de Teresina

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário