Cidadeapé propõe 1º Desafio da Travessia, no dia mundial sem carro

Para chamar a atenção para a dificuldade da travessia nas faixas, associação promove em São Paulo desafio para ver como as pessoas encaram esse tipo de deslocamento

Notícias
 

Fonte: Cidadeapé  |  Autor: Cidadeapé  |  Postado em: 18 de setembro de 2015

Desafio da travessia acontece no Dia Mundial Sem C

Desafio da travessia será no Dia Mundial Sem Carro

créditos: Cidadeapé

 

Atravessar uma faixa de pedestre deveria ser uma ação prosaica no contexto de quem caminha pela cidade. Na faixa, as pessoas têm prioridade nas travessias, de acordo com o art. 70 do CTB. No entanto, diversos fatores acabam fazendo com que a travessia seja um momento de estresse, desconforto e insegurança.

 

Quando não há sinalização semafórica para pedestres, muitos motoristas simplesmente não param para as pessoas atravessarem. Quando ela existe, o pedestre fica refém dos tempos semafóricos determinados pela CET-SP, que em geral priorizam a fluidez dos veículos, e não das pessoas. Assim, o tempo de espera para poder atravessar costuma ser muito longo, enquanto o tempo de travessia é muito curto.

 

Os tempos semafóricos deveriam permitir que todas as pessoas atravessem a rua com segurança e tranquilidade. Assim, no Dia Mundial Sem Carro, a Cidadeapé propõe um desafio: avaliar como diversos tipos de pessoas, em situações corriqueiras do dia a dia, conseguem completar um dos cruzamentos mais movimentados do centro histórico de São Paulo: o Viaduto do Chá com a Rua Líbero Badaró. A proposta é cronometrar e registrar em vídeo a travessia de 11 voluntários em condições diferentes de mobilidade. Foram convocados: criança, idoso, cadeirante, deficiente auditivo, deficiente visual, jovem, adulto com carrinho de bebê, pessoa com bengala ou andador, pessoa com imobilização temporária, mulher com salto alto e pessoa carregando bagagem.

 

A iniciativa da Cidadeapé é o início de uma série de mobilizações pela readequação dos tempos semafóricos de travessias de pedestres pela cidade. Os resultados serão apresentados à Secretaria Municipal de Transportes. O evento integra a programação especial da Semana da Mobilidade 2015.

 

1º Desafio da Travessia

Quando: Dia 22/9, às 13h
Onde: Viaduto do Chá x Rua Líbero Badaró

 

Leia também:

Ocupações em calçadas obrigam pedestre a caminhar por avenidas no centro de Teresina

Usuários precisam sobreviver a travessia de risco para acessar a Rodoviária de Manaus

Vem aí a Semana da Mobilidade Urbana. Programe-se!


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário