Pessoas correm risco na travessia para chegar à rodoviária de Manaus

Passageiros sofrem para conseguir atravessar vias de acesso ao terminal rodoviário, na zona Centro-Sul. Tempo para cruzar a via pode chegar a 20 minutos (!)

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Fonte: A Crítica  |  Autor: Luana Carvalho  |  Postado em: 18 de setembro de 2015

Pedestres se arriscam para atravessar a rua

Pedestres se arriscam para chegar na rodoviária

créditos: Antônio Menezes/A Crítica

 

Para atravessar a avenida Djalma Batista, nas proximidades do Terminal Rodoviário Engenheiro Huascar Angelim, na Zona Centro-Sul, só contando com a colaboração dos motoristas. Caso contrário, a espera para cruzar  a via pública  pode demorar até 20 minutos, e ainda assim, com riscos enormes.

 

“Aqui  deveria ter uma faixa de pedestre com semáforo, ou uma passarela”, reclama a dona de casa Maria de Lurdes, 68, depois de esperar quase 15 minutos para atravessar.  Enquanto conversava com a equipe de A CRÍTICA, Lurdes notou um espaço entre os carros e resolveu correr para atravessar. “Vou indo, que se não for agora não atravesso mais”, despediu-se.

 

Assim como ela, centenas de pedestres sofrem com a travessia arriscada. Na avenida Mário Ypiranga, existe uma passarela onde os pedestres podem atravessar, mas o mesmo não acontece do outro lado da via.

 

“Eu acredito que não é necessário construir uma passarela, mas sim colocar um semáforo. Já presenciei vários acidentes nesta área e alguns atropelamentos. Os ônibus e carros saem da rodoviária e se encontram com os que estão vindo da Djalma Batista. É uma confusão”, relata o mecânico Francisco Oliveira, 33, que há três anos trabalha próximo à rodoviária de Manaus.

 

O casal de servidores públicos Ingrid Lamazon, 38 e João Evangelista, 38, veio de Boa Vista (RR) e estava em trânsito para o   Aeroporto Internacional Eduardo Gomes. Precisavam pegar o ônibus do outro lado da rua, mas só conseguiram atravessar a via quando um motorista de um Kombi parou e fez sinal para que os outros veículos também parassem.

 

“Se não fosse a educação do motorista, estaríamos até agora tentando atravessar com as malas. Deveriam fazer  uma faixa de pedestre neste trecho pelo menos, para evitar atropelamentos”, opina Ingrid.

 

Descaso continua

A rodoviária continua em péssimas condições estruturais e sem gestão. Quem continua bancando a manutenção do local são os comerciantes que atuam na rodoviária. A  Secretaria de Estado de Infra-Estrutura do Estado do Amazonas (Seinfra) informou que não existe “nenhum projeto voltado para a Rodoviária de Manaus em andamento”.

 

A Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU)  e o Instituto Municipal de Engenharia e de Fiscalização de Trânsito (Manaustrans) não responderam até o fechamento desta edição.

 

Em números

14 é o número de linhas intermunicipais que compõem o sistema na Rodoviária de Manaus, mas também 

são realizados deslocamentos interestaduais e internacionais. São cerca de 5 mil usuários do transporte por semana, o que corresponde a mais de 20 mil pessoas por mês circulando no espaço. Países como Venezuela, Guiana Inglesa e Colômbia já são destinos de usuários fora do país.

 

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