Em Santos (SP), lei torna todos os assentos de ônibus preferenciais

Medida passa a valer a partir de 25 de novembro e veículos deverão ser adaptados com a sinalização adequada

Notícias
 

Fonte: Via Trolebus  |  Autor: Renato Lobo  |  Postado em: 29 de outubro de 2015

Todos assentos passam a ser preferenciais

Todos assentos passam a ser preferenciais

créditos: Vida Mais Livre

 

Destinar assentos preferenciais no transporte público é assegurar o direito das pessoas que mais precisam deles. A medida garante algo que deveria ser consenso de todos. Em um mundo ideal, nem precisaríamos destinar tantos bancos para idosos, gravidas ou pessoas com deficiência. Eles já teriam direito a vaga independente do assento.

 

Seguindo esta linha de pensamento, a cidade de Santos, no litoral paulista, aprovou uma lei que torna todos os lugares dos ônibus preferenciais. A medida passa a valer já a partir de 25 de novembro. Os veículos devem ser adaptados com a nova regra no ponto de vista da sinalização para o passageiro.

 

O autor da proposta, o vereador Adilson Junior (PT), disse que a ideia foi baseada no “clamor dos idosos, pois a população não tem a prática de educação [de ceder o lugar]”. “É uma lei que passa primeiro por uma questão de cidadania”, explica o vereador. “Entre uma pessoa jovem cansada e um idoso, acredito que o idoso estará mais cansado que ela”, completa.

 

Dados da CET-Santos apontam que somente no mês de setembro deste ano foram 33.372 embarques de idosos nos ônibus por dia. No mesmo período, 1.814 deficientes embarcaram nos coletivos. A média diária é de 150 mil passageiros (com gratuidades).

 

Leia também:

Ciclovias em Bertioga (SP) são boas, mas é preciso mais

Obras da ciclovia do canal 4 em Santos (SP) têm investimentos de R$ 6 mi

Malha cicloviária de Itanhaém, no litoral de São Paulo, é precária


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário