Rua no centro de Embu das Artes (SP) ganha 'faixa verde' para pedestres

Obras na rua Belo Horizonte já começaram e devem ser entregues em uma semana. Projeto pretende ampliar área de circulação para atender demanda da população e de turistas

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Fonte: Cidade de Embu das Artes  |  Autor: Rita de Biagio  |  Postado em: 17 de dezembro de 2015

Projeto piloto no centro de Embu das Artes

Projeto piloto no centro de Embu das Artes

créditos: Prefeitura Municipal de Embu das Artes

 

A Prefeitura de Embu das Artes iniciou as obras de ampliação da calçada em toda extensão da rua Belo Horizonte, uma via de mão única que liga o Largo 21 de Abril a outros bairros da cidade. A faixa verde, exclusiva para pedestres, visa garantir melhores condições de segurança aos pedestres, protegendo quem anda pela região.

 

A faixa será pintada na cor verde, terá antiderrapante e segregadores, separando a calçada da pista de veículos. A obra na Belo Horizonte será feita do lado direito de quem sobe, ficando o lado esquerdo para o estacionamento de veículos, que de segunda a sábado será rotativo – 30 minutos com pisca alerta ligado. No domingo, o estacionamento é liberado.

 

A faixa, um projeto piloto, terá 1,5 metro de largura e será paralela à calçada já existente, de 1 metro de largura, totalizando 2,5 metros de calçada. Essa faixa terá 3 cm a mais de altura de concreto usinado, em relação à pista de veículos. “A calçada ficará mais larga, melhorando a área de circulação dos pedestres”, destaca Issamu Arak, engenheiro de Trânsito da Secretaria de Trânsito e Transporte da cidade. Segundo ele, um dispositivo de sinalização será colocado, separando o fluxo veicular da circulação de pedestres.

 

A rua foi escolhida pelo volume de pedestres que circulam no local, principalmente nos fins de semana e feriados, quando acontece a Feira de Embu das Artes. “Aqui no centro, a rua Belo Horizonte é a que apresenta  as condições mais críticas. Além de ser estreita, a calçada sofre outras interferências, como árvores e postes, e os pedestres acabam invadindo a rua para poder passar”, explica o engenheiro.

 

De acordo com o técnico, a experiência poderá ser levada a outros pontos da cidade onde haja necessidade de ampliação da área de circulação dos pedestres. A previsão de término é de uma semana, dependendo das condições climáticas.

 

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