Faixas de ônibus em SP estão mais seguras, apontam dados da CET

Número de atropelamentos com mortes em São Paulo provocados por ônibus caiu 39%. Maior parte dos casos foi em vias sem os espaços para os coletivos

Notícias
 

Fonte: Blog Ponto de Ônibus  |  Autor: Adamo Bazani  |  Postado em: 29 de março de 2016

Faixas de ônibus estão mais seguras

Faixa de ônibus em Capão Redondo, zona sul de São Paulo

créditos: Fábio Arantes / Secom

 

As faixas exclusivas para ônibus à direita na cidade de São Paulo, que também são usadas por táxis com passageiros, são, em geral, seguras.

 

É o que revela levantamento da CET – Companhia de Engenharia de Tráfego, divulgado pela repórter Juliana Diógenes, do jornal O Estado de São Paulo, por meio da Lei de Acesso à Informação.

 

De acordo com os dados, os atropelamentos por ônibus que resultaram em mortes caíram 39% em 2015 na comparação com 2014. Foram 56 mortes no ano de 2014 contra 34 em 2015.

 

A cidade de São Paulo alcançou em 2015, quase 500 km de faixas para ônibus. Atualmente são 503,3 km deste tipo de espaço dedicado ao transporte coletivo. Nenhuma faixa de ônibus na cidade de São Paulo teve mais de uma morte e a maioria não registou nenhum acidente fatal. No entanto, chama a atenção o total de ocorrências entre as avenidas Francisco Matarazzo e Ipiranga, no mesmo corredor, em uma distância de aproximadamente 4 km: foram 4 atropelamentos fatais por ônibus.

 

De acordo com o levantamento, outras seis mortes por atropelamentos ocorreram em faixas no centro expandido: no Largo da Lapa (zona oeste); na Avenida Celso Garcia (zona leste); na Praça Padre Damião (zona sul); e nas Avenidas Brigadeiro Luís Antônio e Tiradentes, além da Rua da Consolação (região central).

 

O fato de os pedestres estarem mais acostumados com as faixas de ônibus e pelos locais disciplinarem o tráfego, inclusive possibilitando uma redução da velocidade dos ônibus e menor interferência de carros e motos, pode explicar a redução no número de acidentes.

 

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes



Leia também:

Organizações defendem a redução de velocidade em SP 

Contramão: candidatos querem anular a redução de velocidade em SP 

Mortes no trânsito do Grande ABC sobem 20% 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário