Manaustrans vai instalar alambrados e lombadas na avenida Torquato Tapajós

Neste domingo, durante missa em homenagem a vítimas de acidente de trânsito, titular do órgão falou sobre as ações do órgão

Notícias
 

 |  Autor: A Crítica  |  Postado em: 21 de novembro de 2011

Parentes de vítimas de trânsito

Parentes de vítimas de trânsito

créditos: Antônio Menezes

O Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans) vai instalar alambrados (também conhecidos como gradis) na avenida Torquato Tapajós para obrigar o pedestre a utilizar as passarelas. A Torquato Tapajós é a via onde se registra o maior índice de acidentes de trânsito em Manaus.


Também está prevista a instalação de lombadas eletrônicas para obrigar o condutor a reduzir a velocidade.


Em 2011, 10% dos acidentes com vítimas fatais aconteceram na Torquato Tapajós, segundo o titular da Manaustrans, Walter Cruz, que hoje participou de uma missa em homenagem ao Dia Mundial das Vítimas de Trânsito, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU).


Segundo Cruz, as ações na Torquato Tapajós visam educar o pedestre. Por isso, os alambados vão forçar os pedestres a usarem passarela e atravessar nas faixas. Ele não informou a data das ações.


“Para conscientizá-los de usar a faixa estamos instalando o gradil para evitar que eles atravesse no meio das ruas. Também estamos instalando as lombadas eletrônicas que demonstraram está surtindo efeito com os motoristas. Então são ações que devemos manter para melhorar o controle do trânsito e evitar mais mortes”,disse.


Os alambrados serão instalados nas proximidades das passarelas em frente do Instituto Denizard Rivall e do Clube Municipal, com previsão do início de dezembro. A Manaustrans também confirmou que vai instalar gradis na avenida Djalma Batista. A primeira experiência de gradil para forçar pedestres a usar a passarela foi feita na avenida Darcy Vargas.


Segundo a assessoria de imprensa do Intrams, estão previstas as instalações de oito lombadas eletrônicas nas vias mais movimentadas da cidade, tais como Torquato Tapajós, Estrada do Turismo, Estrada Ponta Negra, avenida Autaz Mirim (Grande Circular) e avenida Max Teixeira. Somente na Torquato Tapajós, serão duas lombadas.


Homenagem


A missa em homenagem às vítimas acontece à 10h deste domingo (20) na Catedral Metropolitana de Manaus.


Um dos homenageados foi Julian Gabriel de Araújo que morreu em 18 de dezembro de 2010, em uma acidente de trânsito na Avenida Costa e Silva, no bairro da Raiz.


O primo do rapaz, que era estudante de Jornalismo, explicou que ao participar da celebração, os familiares querem, além homenagear Julian, conscientizar sobre a violência no trânsito de Manaus.


“Eu acho que é importante esses eventos porque ajuda a chamar a atenção para os perigos do trânsito. A saudade é muita”, finalizou Waciley dos Santos Araújo, engenheiro e primo de Julian.


Redução


Balanço da Manaustrans apresentou recuo no número de acidentes com vítimas fatais em 2011 em relação a 2010.


Neste ano foram registradas 92 mortes nos meses de julho a outubro contra 109 ocorridas no mesmo período do ano passado.


As estatísticas do Manaustrans apontam o mês de agosto como o que mais apresentou queda nos registros de mortes em acidentes: 31% em relação ao mesmo mês de 2010. Setembro fechou com 16% de queda e outubro com 16,8%.


Para Cruz a queda nos números de mortes no trânsito é resultado o trabalho realizado, ao longo do ano pelo órgão junto à população.


“Realizamos trabalhos de conscientização, controle e ordenamento do trânsito. O Tô na faixa já está surtindo efeito porque você vê que os motoristas passaram a parar na faixa. Os pedestres estão começando a entender que precisam atravessar a rua na faixa ou usar as passarelas”, disse.


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário