Em vez de acelerar, pedale!

Um bikerama (e não um autorama) de 10 metros, movido a pedaladas, está montado no Sesc Belenzinho, em SP, até o domingo (25). Confira!

Notícias
 

Fonte: Pedal Sustentável  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 20 de setembro de 2016

Brinquedo com mini-bicicletas movidas a pedaladas

Brinquedo com mini-bicicletas movidas a pedaladas

créditos: Divulgação

 

A partir desta terça-feira (20), quem aparecer no Sesc Belenzinho, em São Paulo, vai poder vivenciar uma experiência inédita e resgatar os velhos tempos de brincar com um autorama. Trata-se do Bikerama, desenvolvido pela empresa Pedal Sustentável, que há dez anos promove o uso de energia limpa gerada por pedaladas sem a utilização de geradores para armazenamento.

 

No galpão térreo do Sesc Belenzinho, foi montado um circuito de 10 metros de autorama, com quatro pistas, nas quais mini-bicicletas,  com 30 watts de potência cada uma,  substituem os tradicionais carrinhos.  Ao lado do autorama, estarão instaladas quatro bicicletas conectadas no circuito, sendo que cada uma corresponderá a uma mini-bicicleta. Os visitantes serão convidados a pedalar e assim para poderem sentir a emoção de uma energizante disputa de autorama.

 

Segundo o engenheiro elétrico José Carlos Armelin, o Bikerama é um estímulo para as pessoas unirem a saúde e a conscientização do uso sustentável de energia. “O combustível das mini-bicicletas vem da energia das pedaladas. Em vez de acelerar, tem de pedalar”, defende o engenheiro.

 

A concepção visual do Bikerama é do cenógrafo Renato Ribeiro, que idealizou o design das mini-bicicletas.

 

Como funciona 

O Bikerama funciona a partir de um gerador elétrico acoplado a um equipamento de treino (rolo de treino), que transforma as pedaladas em eletricidade. E a eletricidade aciona uma série de traquitanas: televisão, aparelho de som, iluminação, cubos de guitarra, amplificador de voz, games, celulares, notebooks, tablets e outros eletrônicos. A quantidade de energia produzida vai depender da capacidade física de cada ciclista, assim como o efeito visual resultante.

 

Serviço

O Bikerama ficará no Sesc  Belenzinho entre 20 e 25 de setembro, e o horário de funcionamento é das 9h às 22h (de terça a sábado) e de 9h às 20h (no domingo). O Sesc Belenzinho fica na  Rua Padre Adelino, 1.000, no Belenzinho, zona leste de São Paulo. 

 

Leia também:

Veja a programação da Semana da Mobilidade 2016 

Uso de bicicletas dobrou em 10 anos no Brasil, diz estudo

Motoristas são, em média, 4 kg mais pesados que ciclistas, diz estudo


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário