Agenda

AGO
07
AGO
10
III Fórum de Bicicletas Manaus

Data: 07 a 10 de agosto de 2014
Cidade: Manaus-AM
Local: Auditório da ALE- Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas
Organizador: Pedala Manaus

Resumo: Em 2014 o Pedala Manaus realiza o III Fórum de Bicicletas Manaus: A cidade que temos, a cidade que queremos.


A bicicleta se consolidou como alternativa viável de transporte urbano e é cena comum ver ciclistas como parte do trânsito caótico de Manaus, ainda que não haja infraestrutura e educação necessárias para a garantia de segurança dos usuários de bicicletas.

O Pedala Manaus vem dando continuidade em seu trabalho de educação de ciclistas e motoristas, embora sabendo que é um trabalho ínfimo frente à realidade manauara. Da mesma forma, o Movimento tem contribuído para as primeiras adequações cicloviárias a serem implementadas pelo poder público.

É neste contexto que o Pedala Manaus realizará com o apoio da ALE– Assembleia Legislativa do Estado por meio da Comissão de Transportes, Trânsito e Mobilidade, o III Fórum de Bicicletas Manaus, que ocorrerá entre os dias 07 a 10 de agosto no auditório da ALE com palestras, painéis e atividades externas pertinentes à temática.

Pretendendo fomentar uma discussão técnica sobre os dois eixos principais que perpassam a realidade dos ciclistas, quais sejam as transformações sociais e ambientais advindas da mobilidade por bicicleta, o III Fórum contará com importantes e reconhecidas autoridades nos assuntos a serem tratados:

ze-lobo 

Zé Lobo – Cicloativista, em movimentos em prol do uso da bicicleta como meio de transporte desde 1985. Fundador e Presidente da Associação Transporte Ativo, Organização da Sociedade Civil, voltada para a mobilidade por bicicleta. Prêmiado no Cycling Visionaries Awards no Velo City 2013 – Viena.

Renata Falzoni 

Renata Falzoni – Arquiteta, cicloativista e ciclorepórter. Fundadora do Night Bikers Clube do Brasil. Líder da comitiva de ciclistas da Campanha Bicicleta Brasil, Pedalar é um Direito, que pedalou de Paraty até Brasília para reivindicar o cumprimento do Novo Código de Trânsito Brasileiro.

Altamirando 

Altamirando Borges – Subsecretário de Meio Ambiente da Cidade do Rio de Janeiro onde dentre outras atividades é Secretário Executivo do Conselho de Meio Ambiente da Cidade do Rio de Janeiro e Preside o Grupo de Trabalho de Planejamento Cicloviário da Cidade integrado pelas Secretarias de Transporte, Cultura, Educação, Conservação, Obras e ONGs ligadas ao tema na Cidade do Rio de Janeiro como ITDP e Transporte Ativo. Tem grande experiência internacional, como palestrante, consultor e autor de importantes projetos na área ambiental e de engenharia civil no Serviço Público.

Thébio Felipe 

Thérbio Felipe – Conhecido no país como Professor Sobre Rodas devido ao projeto que desenvolve há nove anos sobre Ciclo cidadania nas Escolas, realizou mais de 730 palestras para alunos de Ensino Médio por vários estados brasileiros neste período. Editor Executivo da Revista Bicicleta entre março de 2011 e Novembro de 2013. Pós-Graduado em Educação Ambiental e Bacharel em Turismo. Palestrante, Consultor e Conferencista em Mobilidade Urbana, Ciclocidadania, Turismo, Gastronomia, Cultura e Sociedade, Hospitalidade, Meio Ambiente e Educação para a Paz. Redator e Colunista da Revista Bicicleta de março de 2010 a novembro de 2013 (Santa Catarina – Brasil), da Revista Studiobox e GlocalBike Experience (Viseu – Portugal) desde 2010 e da Revista Motor Machine, desde fevereiro de 2014.

Sérgio Freire 

Sérgio Freire – Mestre em Letras e Doutor em Linguística. Professor da Universidade Federal do Amazonas. Foi Subsecretário Municipal de Educação  e é autor de cinco livros. Suas áreas de atuação são o ensino de línguas, educação, novas tecnologias e análise de discurso.

Jaime Kuck 

Jaime Kuck – Arquiteto e Urbanista formado pela UFSC, com pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo Sustentáveis. Presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Amazonas (CAU-AM). Integrante de um grupo de pesquisadores sobre economia de baixo carbono em cidades. Foi Coordenador Executivo de Programa de Urbanização Integrada e Gerente de Mobilidade Urbana em projeto da Prefeitura de Manaus com o Banco Interamericano/BID.

Kátia Schweickardt 

Kátia Schweickardt – Secretária Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade – SEMMAS .É carioca e está radicada há 23 anos em Manaus. Formada em Agronomia, pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, e em Ciências Sociais pela Ufam, tem doutorado em Sociologia e Antropologia, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Ufam. Atualmente é professora adjunta do Departamento de Ciências Sociais da Ufam e foi antes de assumir a secretaria coordenadora geral do Centro Estadual de Unidades de Conservação do Estado do Amazonas  – CEUC, vinculado à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Antonio Mesquita

Antonio Mesquita – Biólogo e Tecnólogo Florestal, mestre em Botânica, Doutor em Engenharia de Recursos Naturais, Professor da Universidade Estadual do Amazonas – UEA.

As inscrições poderão ser feitas diretamente no local no dia do fórum.

Serviço

III Fórum de Bicicleta Manaus
Data: 07 a 10 de agosto de 2014
Informações: www.pedalamanaus.org/3FBM
Contato: contato@pedalamanaus.org  Telefones: (92) 8261-8504 / (92)9200-9239 / (92)8158-5668


III Fórum de Bicicletas Manaus

III Fórum de Bicicletas Manaus, de 7 a 10 de agosto

  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário