Agenda

NOV
08
Ativismo e Políticas Públicas

Data: 08 de novembro de 2014
Cidade: São Paulo-SP
Local: Espaço Contraponto - SP
Organizador: ITDP/Ciclocidade

Resumo: ITDP e Ciclocidade promovem uma conversa com Jon Orcutt com o objetivo de discutir as formas de organização para a construção de políticas públicas para melhorar as condições de vida e mobilidade nas cidades

 

A partir da próxima sexta-feira (07/11) Jon Orcutt, ex-diretor de Políticas Públicas do Departamento de Transportes de Nova York (DOT), estará em São Paulo a convite do ITDP Brasil para uma série de atividades que buscam fortalecer o processo de implementação da infraestrutura cicloviária na cidade.

 

Jon Orcutt trabalhou com as secretárias Janette Sadik-Khan e Polly Trottenberg entre 2007 e 2014, sendo responsável pela coordenação de equipes e projetos que transformaram as ruas de Nova York em favor de ciclistas, pedestres e do transporte coletivo. Antes de entrar no DOT, Orcutt foi diretor da associação Transportation Alternatives (1989-1994) e da Tri-State Campaign (1994-2007), organizações da sociedade civil que impulsionaram as ações do poder público nos anos seguintes.

 

No sábado (08), em parceria da associação Ciclocidade, o ITDP realizará uma conversa com Jon Orcutt sobre “Ativismo e Políticas Públicas”. O objetivo do encontro, aberto ao público, é discutir as formas de organização e mobilização da sociedade civil para a construção de políticas públicas que garantam melhores condições de vida e mobilidade nas cidades.

 

Entre os dias 10 e 13/11, Orcutt irá participar de uma série de oficinas realizadas em parceria com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). As “Oficinas de Articulação Regional CicloviaSP” acontecerão em quatro regiões da cidade, envolvendo servidores da CET e das subprefeituras. As atividades têm como objetivo fortalecer as estratégias de implementação da rede cicloviária e de fomento ao uso da bicicleta em São Paulo.

 

Além destas atividades, o norte-americano estará reunido com setores da administração paulistana para apresentar o programa de segurança viária Vision Zero, que busca zerar as mortes no trânsito de NY.

 

Ativismo e Políticas Públicas - conversa com Jon Orcutt

 

Sábado (08/11), das 11h às 14h

 

Espaço Contraponto - Rua Medeiros de Albuquerque, 55 - Vl Madalena

 

Evento gratuito e aberto ao público

 

Realização: ITDP e Ciclocidade

 

Sobre Jon Orcutt

Jon Orcutt foi diretor de Políticas Públicas do Departamento de Transportes de Nova York entre 2007 e 2014, trabalhando diretamente com as secretárias Janette Sadik-Khan e Polly Trottenberg. Coordenou e supervisionou as equipes responsáveis pela formulação de políticas, planejamento, assistência, comunicação, projetos, financiamento e relações intergovernamentais. Foi responsável pelo projeto realizado em parceria com o escritório Gehl Architects que resultou na World Class Streets, estratégia de resgate dos espaços públicos da cidade. Também liderou diversos programas e iniciativas municipais como Sustainable Streets, Weekend Walks, Summer Streets e Brooklyn Waterfront Greenway, além do desenvolvimento, planejamento, diálogo com a comunidade e implementação do sistema de bicicletas compartilhadas (CitiBike). Em 2014 Jon coordenou o plano de segurança viária “Vision Zero”, do prefeito Bill de Blasio. Antes de entrar para o departamento de transportes em 2007, foi Diretor Executivo da Transportation Alternatives (a associação de ciclistas e pedestres da cidade) e da Tri-State Campain (uma iniciativa metropolitana de redução da dependência do transporte rodoviário). Atualmente leciona Políticas de Transporte na Escola de Administração Pública da New York University.

 

Sobre o ITDP

 

Fundado em 1985, o Instituto de Políticas em Transporte e Desenvolvimento - ITDP é uma organização social sem fins lucrativos que promove o transporte sustentável e equitativo, concentrando esforços para reduzir as emissões de carbono, a poluição atmosférica, os acidentes de trânsito e a pobreza. Com sede na cidade de New York e escritórios na Argentina, Brasil, China, Índia, Indonésia, México e EUA, o ITDP possui uma equipe multidisciplinar de mais de 60 profissionais especialistas em planejamento urbano, engenharia de transportes e  políticas públicas, dentre outras áreas. Sua atuação é inspirada pelos oito princípios do Desenvolvimento Orientado ao Transporte (TOD, sigla em inglês para Transport Oriented Development) que estimula uma ocupação compacta e com uso misto do solo, com distâncias curtas para trajetos a pé e próxima a estações de transporte de alta capacidade. São eles: caminhar, usar bicicletas, conectar, usar transporte público, promover mudanças, adensar, misturar e compactar.

 


Ativismo e Políticas Públicas

Jon orcutt conversa com o público no sábado (08/11)

créditos: ITDP/Ciclocidade
  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário