Agenda

SET
16
SET
23
Semana da Mobilidade de BH

Data: 16 a 23 de setembro de 2017
Cidade: Belo Horizonte-MG
Local: Belo Horizonte
Organizador: Diversos coletivos

Resumo: Organizado por diversos coletivos que trabalham com a mobilidade urbana, a Semana da Mobilidade BH (16 a 23/9) terá na programação: intervenção cega na Estação do MOVE, pedaladas, desafios intermodais, ônibus gratuitos, aulões, pesquisas e mostras.

A Semana da Mobilidade de Belo Horizonte acontece entre os dias 16 e 23 de setembro, com atividades organizadas por diversos coletivos de mobilidade urbana. O evento busca celebrar e refletir sobre o tema na cidade e é uma oportunidade de apresentar às cidadãs e aos cidadãos alternativas sustentáveis.

A Semana da Mobilidade acontece em diversas cidades do país e do mundo, atrelada ao Dia Mundial Sem Carro, 22 de setembro. Este ano, Movimento Nossa BH, Tarifa Zero BH, BH em Ciclo (Associação dos Ciclistas Urbanas de BH), Bike Anjo BH, Movimento Unificado de Deficientes Visuais (Mudevi), Observatório Social de Belo Horizonte e outros parceiros se juntaram para oferecer uma semana recheada de atividades.

Para acessar a programação clique aqui ou veja abaixo:


PROGRAMAÇÃO

AMostra #SomosMeiaDuzia: Exposição coletiva de registros de ciclistas de Belo Horizonte. As imagens foram produzida em agosto e integram uma pesquisa sobre o perfil das pessoas que pedalam por BH. O resultado é um caleidoscópio de imagens sobre o universo da magrela.
>> Data: semana de 15 a 23/09
>> Hora: comercial
>> Local: a definir 
 
ESCOLA BIKE ANJO “A SAVASSI É DA GENTE”: Nosso objetivo é ensinar as pessoas a darem suas primeiras pedaladas!
>> Data: 17/09 (domingo)
>> Hora: 9h-13h
>> Local: Savassi aberta (local específico a definir)
 
OUTRO OLHAR SOBRE A MOBILIDADE DE BH: Quais as dificuldades que as pessoas cegas enfrentam para se deslocar em Belo Horizonte? Vamos desafiar quem estiver na Estação Vilarinho a ter seus olhos vendados e viver a experiência de ser guiado até o destino final. A atividade vai subsidiar uma vistoria na Estação para avaliar o quão acessível é a estação.
>> Data: 18/09 (segunda)
>> Hora: 8h30
>> Local: Estação Vilarinho
 
DESAFIO INTERMODAL: Tradição em Belo Horizonte, o desafio intermodal volta para testar os diferentes modais de deslocamento da cidade. Os tempos serão cronometrados para comparação entre as diversas formas de se deslocar. Quem será que ganha essa? 
>> Data: 19/09 (terça)
>> Hora: Concentração 17:45, saída as 18:15
>> Local: Praça da Liberdade - Minas Shopping
 
LANÇAMENTO DO PROJETO MobCidades: Oficina sobre PPAG: O projeto MobCidades reúne 50 organizações de 10 cidades brasileiras com o objetivo de incidir nos orçamentos locais a fim de promover uma mobilidade urbana mais justa, inclusiva e sustentável. No lançamento, será feita uma oficina sobre o Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG). 
>> Data: 20/09 (quarta)
>> Hora: 19h
>> Local: A definir
 
BUSONA + AULONA: A Busona sem Catracas está de volta! Vamos colocar uma busona gratuita para rodar pelas ruas de BH com o objetivo de mostrar que transporte é um direito, e não mercadoria. No ponto final vai acontecer um aulão dentro da busona sobre a auditoria do transporte coletivo de BH.
>> Data: 21/09 (quinta)
>> Hora: 17h
>> Trajeto: Central (a definir)
 
CAFÉ DA MANHÃ PARA CICLISTAS: Vamos montar um café da manhã para os ciclistas que estiverem passando pela Bernardo Monteiro!
>> Data: 22/09 (sexta)
>> Hora: 7:00 às 11:00
>> Local: Bernardo Monteiro – tótem
 
Divulgação do relatório final da CONTAGEM DE CICLISTAS + HAPPY HOUR: Evento vai divulgar o relatório final da pesquisa “Contagem de ciclistas”. Após a apresentação acontece o Ciclocine (exibição de filme sobre bicicleta) e happy hour.
>> Data: 22/09 (sexta)
>> Hora: a partir das 18:30
>> Local: Espaço Comum Luiz Estrela
 
ENTENDENDO O PLANBICI BH: Debate aberto para discutir o processo, as diretrizes, as ações e os objetivos do planBiciBH, para maior apropriação do plano pela cidade.
>> Data: 22/09 (sexta)
>> Hora: 19hs
>> Local: Espaço Comum Luiz Estrela
 
Lançamento da pesquisa #DESCOBRINDO COMO BHPEDALA: Na busca pela continuidade da produção de dados sobre o uso da bicicleta e do perfil de quem pedala em Belo Horizonte, a BH em Ciclo – Associação de Ciclistas Urbanos de Belo Horizonte, com apoio de algumas instituições, pelo 3o ano consecutivo, lança a pesquisa Descobrindo como #BHPedala2017.
>> Data: 22/09 (sexta)
>> Hora: 19hs
>> Local: Espaço Comum Luiz Estrela
 
BICINIC BH 120 ANOS: O Parque Municipal Americo Rene Giannetti completa 120 anos no dia 26 de setembro. Para comemorar o Tweed Ride BH promove um Bicinic e passeio pelos elementos que compõem a história do parque . 
>> Data: 23/09 (sábado)
>> Hora: 14 as 18h.
>> Local: Parque Municipal (mesmo local da foto) 
 
PEDALADA PELADA: A nudez representa a fragilidade do ciclista em meio à agressividade do trânsito. A pedalada é uma forma de chamar atenção para a invisibilidade dos ciclistas nas ruas, que só passam a ser notados por muitos motoristas, por parte da imprensa e do poder público ao pedalar sem roupa.
>> Data: 23/09 (sábado)
>> Hora: Concentração: 18h00
>> Local: Praça dos Ciclistas
 
CICLOBAZAR: Encontro que reúne amantes de bicicletas old School e Vintage realizados desde 2013. No local são comercialização peças e há exposições de bicicletas antigas. 
>> Data: 24/09 (domingo)
>> Hora: 9h-13h
>> Local: Praça do Ciclista - Ciclo bazar de Rua
 

Semana da Mobilidade de BH

Semana da Mobilidade de BH, de 16 a 23 de setembro

créditos: Divulgação
  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário