Mobilidade Urbana, Potencialidade Cicloviária em Dourados-MS

Este trabalho de conclusão ao curso de Gestão Ambiental (Universidade Federal da Grande Dourados), sob orientação do Prof. Dr. Mario Vito Comar, esboçou a proposta de um sistema cicloviário para a cidade de Dourados-MS.

Trabalho analisa a potencialidade cicloviária em D

Trabalho analisa a potencialidade cicloviária em Dourados-MS

Autor: Karine Sales Arendt

Assunto: Teses e TCCs

Abrangência: Nacional

Ano: 2014

 

O pressuposto da pesquisa é que a cidade de Dourados traz condições favoráveis ao estabelecimento de um Plano Cicloviário, dentro do Plano de Mobilidade Urbana, para melhoria do transito, da saúde dos cidadãos e da sua economia.

 

E uma opção nesse sentido é a utilização da bicicleta como meio de transporte, promovendo uma mobilidade urbana sustentável na cidade de relevo praticamente plano. Para embasar a proposta da rede cicloviária, foi aplicado questionário à população, levantando dados como a demanda por esse modal. Também foi realizado um inventário da atual rede cicloviária o que permitiu identificar e analisar sua situação. Algumas estratégias foram recomendas, onde o Plano Diretor de Mobilidade Urbana obteve destaque como um dos instrumentos para um bom planejamento da mobilidade urbana de Dourados.

 

A conclusão é de que Dourados tem potencial e condição de servir à população com uma estrutura adequada para o uso de bicicletas, assim como incentivar seu uso introduzindo as soluções e estratégias apontadas.

Arquivos
Download
Mobilidade, Potencialidade Cicloviária em Dourados
Trabalho de conclusão ao curso de Gestão Ambiental (Universidade Federal da Grande Dourados), orientado pelo Prof. Dr. Mario Vito Comar. A proposta aqui estudada é a de um sistema cicloviário para a cidade de Dourados-MS.

Outros Estudos

Ver todos os estudos

  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário