Mobilizando o Transporte Sustentável pelo Desenvolvimento

Relatório das Nações Unidas apresenta 10 orientações aos países sobre como chegar a um transporte sustentável até 2030, data estabelecida pelo Acordo de Paris para a redução das emissões em todo o planeta.

capa do relatório

Autor: ONU

Assunto: Relatórios

Abrangência: Internacional

Ano: 2016

A importância que o transporte detém no contexto urbano é reconhecida pelas Nações Unidas em seu recém-lançado relatório “Mobilizando o Transporte Sustentável pelo Desenvolvimento”. O documento fornece orientações sobre o transporte sustentável que os países devem seguir até 2030. O texto afirma:  “Transporte não é uma finalidade em si, mas um meio que permite às pessoas acesso a qualquer necessidade: emprego, mercados e bens, interação social, educação e uma série de outros serviços que contribuem para vidas saudáveis e plenas.” 

 

Para mudar esse entendimento, a organização reuniu uma comissão de 16 especialistas da área que definiu diretrizes que podem auxiliar no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e do Acordo de Paris.

 

O texto contempla as tendências globais de urbanização, alterações demográficas e globalização, assim como os progressos tecnológicos. “Há uma necessidade urgente de ações para lidar com os custos sociais, ambientais e econômicos surpreendentes associados à maneira como é encarado o transporte: todos os anos, 1,24 milhões de pessoas morrem em acidentes viários e 3,5 milhões de pessoas morrem prematuramente devido a poluição do ar, incluindo a poluição originada do transporte; 23% das emissões de gases de efeito estufa relacionados a energia vem do transporte; congestionamentos são um enorme fardo para a economia, atualmente correspondendo a 0,7% do PIB dos Estados Unidos, 2% do PIB Europeu, 2-5% do PIB da Ásia, e até mais do que 10% do PIB em algumas cidades de economias emergentes, incluindo Beijing, São Paulo e Lima”, destaca o relatório.

 

Em seguida às dez recomendações (veja no arquivo pdf), o relatório da ONU cita avanços no setor, como o chinês: nos últimos 20 anos, o país introduziu entre 200 e 250 milhões de veículos elétricos de duas rodas em suas cidades. O grande número de carros elétricos na Noruega também é lembrado no texto, que atribui o sucesso aos incentivos fiscais e às diversas estações de carga presentes nas cidades. A Alemanha é  também mencionada pelas pesquisas em andamento da Associação Alemã de Empresas de Transporte (VDV) sobre como a infraestrutura de transporte público poderia ser usada para carregar veículos elétricos privados.

 

“À medida que a inovação ultrapassa a linha da pesquisa e passa para a aplicação, é fundamental que os quadros de políticas e investimentos se adaptem à nova realidade e que os decisores trabalhem para integrar as inovações tecnológicas na sociedade de forma estratégica, com visão de longo alcance e ênfase na segurança, equidade e sustentabilidade ambiental.”

 

Arquivos
Download
Mobilizando o Transporte Sustentável pelo Desenvol
Relatório das Nações Unidas apresenta 10 orientações aos países sobre como chegar a um transporte sustentável até 2030, data estabelecida pelo Acordo de Paris para a redução das emissões em todo o planeta

Outros Estudos

Ver todos os estudos

  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário