Massa Crítica retoma ações em Manaus

Movimento cicloativista cobra infraestrutura e mais segurança para ciclistas na capital do Amazonas. Bicicletadas de protesto serão retomadas em 2017

Notícias
 

Fonte: A Crítica  |  Autor: Isabelle Valois | Edição: Marcos de Sousa  |  Postado em: 12 de dezembro de 2016

Massa Crítica retoma ações em Manaus

Ativistas do Massa Crítica de Manaus: volta aos protestos

créditos: Facebook Massa Crítica Manaus


Mais segurança a quem pedala e o cumprimento das leis que regem a inclusão das bicicletas na mobilidade urbana são as  prioridades do Massa Crítica, movimento fundado há seis anos em Manaus. Depois de um período de inatividade, os ativistas voltam à cena e pretendem realizar as tradicionais bicicletadas pela melhoria da mobilidade urbana, sempre na última sexta-feira do mês. 

 

“Somos um movimento mundial criado para protestar pacificamente cobrando melhorias para quem pedala. Há seis anos começamos o trabalho em Manaus, para chamar a atenção do poder público e da sociedade em geral, e agora vamos continuar com as atividades, divulgando nossas ações no Facebook. Quem quiser nos acompanhar é só seguir o movimento", explicou o cicloativista Keyce Jhones em entrevista ao jornal A Crítica. "Há mesmo muitas pessoas que pedalam na cidade, mas ainda desconhecem o papel da Massa Crítica", completou o ativista.

 

Imagem: Facebook Massa Crítica

 

O Massa Crítica interrompeu suas atividades em Manaus durante o ano de 2016, "simplesmente por falta de braços", justificou o ativista Paulo Martins: “Poucos ciclistas em Manaus entendem o principal objetivo do Massa Crítica e poucos se dispõem a participar, pois não somos um grupo que organiza passeios: nos mobilizamos para cobrar o que temos direito por lei. Nossos atos são  pacíficos, mas com o intuito de alertar o poder público e a sociedade”, explicou.

 

Keyce e Paulo trabalham agora , para reunir os ciclistas da capital e disseminar a proposta do movimento. “A demanda principal no momento é fazer os ciclistas terem um senso crítico, para não acontecer como no último protesto que fizemos pelo ciclista que faleceu, que mais parecia um passeio do que um protesto em si”, disse Martins.

 

Keyce Jhones afirma que a ideia do movimento é familiarizar todos os que pedalam com  as ações de luta do cicloativismo. “A prioridade é cobrar efetivamente mais segurança para quem pedala e também exigir um compromisso sério da gestão pública para cumprir o que a lei determina como prioridade no trânsito, a segurança de pedestres e ciclistas. Esse é um dos papeis do movimento: cobrar ações para evitar mortes, assim não precisaremos protestar contra elas”, alertou.

 

Ciclovias ficaram na promessa
A inclusão da bicicleta na mobilidade urbana foi uma das promessas da atual gestão municipal que não saiu do papel.   O atual prefeito, Artur Neto, prometeu implantar 20 km de ciclovias e ciclofaixas na cidade, mas de acordo com o coordenador do movimento Pedala Manaus, Paulo Aguiar, até o início do mês passado foram entregues apenas 10 km, o que segundo ele, demonstra o descaso com que os ciclistas foram tratados durante esses quatro anos. “Infelizmente a promessa ficou na campanha. Nos reunimos com o prefeito e ele reafirmou a antiga promessa, contudo fica até difícil acreditar, pois eles tiveram quatro anos para fazer e nada”.
 

Para saber mais (e participar), acesse o link Massa Crítica ou o Pedala Manaus.


Leia também:
Projeto de expansão cicloviária de Manaus
Plano de Mobilidade Urbana começa a ser avaliado em Manaus
'Manôbike' começa a funcionar em Manaus
 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário