Ex-secretária de transportes de NY lidera revolução urbana em Bogotá

Urbanista Janette Sadik-Khan vem atuando em revitalizações radicais em cidades adensadas como Bogotá, com criação de espaços voltados a pedestres e ciclistas

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Fonte: ArchDaily Brasil  |  Autor: Richard Gerald*  |  Postado em: 21 de março de 2017

Janett Khan (esq.) e a revitalização de uma praça

Janette Khan (esq.) e a revitalização de uma praça em Bogotá

créditos: Divulgação JSadikKhan [viaTwitter]

  

A especialista em urbanismo e mobilidade Janette Sadik-Khan é a protagonista por trás de ousados projetos de revitalização urbana em cidades altamente adensadas, onde os espaços deixam de ser ocupados por carros e são restituídos a pedestres e ciclistas. 

 

Sadik-Khan foi secretária de transportes durante a gestão municipal de Michael Bloomberg entre 2007 e 2013. Durante sua permanência no Departamento de Transportes, a cidade de Nova York criou cerca de 650 km de vias para bicicletas e também as primeiras vias segregadas para veículos não motorizados nos Estados Unidos.

 

Sob sua liderança o departamento deu andamento à recuperação e adequação do espaço onde foram construídas 60 praças, incluindo a peatonalização da Times Square. Sadik-Khan supervisionou em 2013 o lançamento de Citi Bike, o maior sistema de aluguel de bicicletas no país, que a até a data foi utilizado por mais de 22 milhões de usuários e que mantém em funcionamento mais de 12.000 bicicletas.

 

O trabalho de Sadik-Khan é fundamental considerando que os espaços cidadãos evoluíram em sua concepção e implementação na cidade. As dinâmicas urbanas da cidade contemporânea propiciaram a transformação do espaço público em um componente de maior complexidade em relação a suas formas tradicionais, como ruas, parques e praças. Segundo Borja, político e urbanista espanhol, "a dinâmica própria da cidade e os comportamentos de suas pessoas podem criar espaços públicos que não estavam previstos como tais. Pode ser uma fábrica, ou um depósito abandonado, ou ainda um espaço intersticial entre edificações. Eles são quase sempre os acessos às estações e aos pontos intermodais de transporte.".

 

Nova York 

O caso de Nova York é, talvez, o processo de transformação espacial e de recuperação urbana mais exitoso da última década. O acompanhamento de gestores municipais e a criação de políticas públicas permitiram que, entre 2002 e 2013, a cidade transformasse cerca de 72 hectares de vias veiculares em praças, caminhos de pedestres e vias para bicicletas, além de outros 44 hectares em vias exclusivas para transporte público de acordo com relatórios da Bloomberg Associates.

 

Os esforços de Sadik-Khan no âmbito da mobilidade a conduziram a ocupar a presidência da Associação Nacional de Oficiais do Transporte (Nacto), uma organização de comissários e diretores de transporte em 38 cidades. Nessa posição, ela liderou o desenvolvimento e publicação dos Guias de Desenho Urbano da Nacto e do Guia de Desenho Urbano de Bicicletas. A normativa desses documentos foi reconhecida e adotada por certa de 40 cidades ao redor do mundo.

 

Outras cidades

Janette Sadik-Khan foi assessora em projetos de redesenho de ruas em cidades como Los Angeles, Cidade do México, Rio de Janeiro, Oakland e Atenas, fazendo incursão pela primeira vez no ano de 2016 na capital colombiana, com um plano de recuperação e transformação de espaços deteriorados utilizados como estacionamentos.

 

Colômbia

A partir do ano passado, com a participação da Secretaria de Mobilidade de Bogotá, o governo distrital e o apoio de líderes comunitários, três intervenções com assessoria de Sadik-Khan foram realizadas na cidade colombiana, no marco do Projeto Praças, da Prefeitura. 

 Intervenção em Bogotá - Plaza 80. Imagem via @JSadikKhan [Twitter]

 

Segundo Juan Pablo Bocarejo, secretário de Mobilidade, "fora dos parques, há poucos locais para sentar-se, descansar, socializar e aproveitar a vida pública, e é nesse cenário as praças contribuíram positivamente".

 

As intervenções, realizadas no norte no sul de Bogotá foram empreendidas mediante um trabalho colaborativo com os habitantes daquela área da cidade e de diferentes entidades do distrito. Segundo o jornal El Tiempo, a intervenção realizada no setor de Santa Paulo no norte da cidade contou com a aprovação de 82% dos habitantes e frequentadores da região.

 

Intervenção em Bogotá - La Alquería. Imagem via @JSadikKhan [Twitter]

 

A iniciativa, apoiada pela National Association of City Transportation Officials, e a consultora Bloomberg Philanthropies onde Sadik-Khan é assessora, foi implementada com pequenas modificações no espaço, como mobiliário, vegetação, pintura e jogos. Além disso, o distrito continuou estimulando a participação cidadã nos pontos que receberam as intervenções com atividades de integração social.  

 Intervenção Bogotá - Santa Paula. Imagem via @JSadikKhan [Twitter]

Intervenção em Bogotá - Santa Paula. Imagem via @JSadikKhan [Twitter]


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