USP cria banco de dados com as linhas de ônibus de São Paulo

De livre acesso, conjunto de dados georreferenciado é um raio x das linhas de ônibus no município, e permite ver as lacunas do sistema e a real distribuição do serviço

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Fonte: Blog Ponto de Ônibus  |  Autor: Adamo Bazani  |  Postado em: 28 de março de 2017

Banco de dados permite analisar o transporte públi

Banco de dados permite analisar o transporte público em SP

créditos: SPTrans

 

O Centro de Estudos da Metrópole (CEM) da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP acaba de lançar um banco de dados com as linhas de ônibus do município de São Paulo. O trabalho é um desdobramento  da pesquisa "Padrões de governança em política urbana", do CEM. 

 

O estudo, que pode ser acessado gratuitamente, tem o objetivo de fornecer subsídios para debater a oferta de transportes coletivos na cidade de São Paulo e as diferenças regionais de acesso a este tipo de serviço.

 

Também é possível verificar a propriedade dos argumentos da administração pública para a racionalização das linhas de ônibus e a necessidade de eliminar sobreposições, defendidas pela gestão anterior. Diferentemente da justificativas dadas à época para as alterações, o que se viu é que muitos seccionamentos de linhas acabaram resultando em problemas para os passageiros: para muitos, o tempo de trajeto ficou maior e verificou-se, além disso, que as linhas troncais de ônibus ou ramais de Metrô e trens ficaram mais lotados após estes cortes.

 

O CEM da USP obteve os dados por meio da Lei de Acesso à Informação e pelo site da SPTrans. Mas para georreferenciamento, os pesquisadores utilizaram seu próprio Sistema de Informação Geográfico (SIG).

 

Gráfico com a distribuição das linhas de ônibus em São Paulo. Reprodução 


Banco de dados 

Os dados levantados são de setembro de 2015. Foram analisados 2.349 trajetos (a ida e a volta de uma linha foram consideradas como duas linhas distintas).

 

Entre os dados há informações sobre:

 

– Horários da primeira e última partida.

– Extensão da linha

– Divisão regional operacional da SPTrans

– Subsistema da linha (local ou estrutural)

– Ano em que a linha foi criada

– Tipo de contrato da linha

– Empresa e consórcio responsável pela operação da linha.

 

O material também pode subsidiar as sugestões para o desenho da rede de ônibus que deve ser proposta na licitação dos transportes da cidade que, segundo a secretaria da área, deve ser lançada até o final de maio.

 

Abaixo, o texto de apresentação do CEM sobre o trabalho que resultou neste banco de dados:

 

"O banco de dados de linhas de ônibus do Município de São Paulo é um desdobramento da pesquisa que integra a linha de investigação do Centro de Estudos da Metrópole (CEM/Cepid) “Padrões de governança em política urbana”. 

 

Trata-se do primeiro conjunto de dados georreferenciado consolidado e de livre acesso público do universo das linhas de ônibus no município de São Paulo, e traça um retrato das linhas de ônibus no mês de setembro de 2015. 

 

Produzido a partir de dados obtidos por meio da lei de acesso à informação e do site da SPTrans, o banco é um importante recurso para pesquisadores dedicados aos estudos urbanos para a compreensão da dinâmica de produção dos serviços de ônibus, um objeto ainda pouco pesquisado pelas ciências sociais brasileiras. 

 

Ao sistematizar as características da rede de linhas, propicia o alargamento das possibilidades de análise da mobilidade urbana, em geral voltada a questões do tempo de viagem, modalidades de transportes e uso do viário."

 

Para ter acesso ao documento, acesse o link para o Centro de Estudos da Metrópole.

 

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