Muito tempo no trânsito aumenta o risco de depressão

Mais de 1h de deslocamento e falta de flexibilidade nos horários podem afetar a saúde mental e a capacidade produtiva, indica pesquisa

Notícias
 

Fonte: Veja.com  |  Autor: Veja.com  |  Postado em: 23 de maio de 2017

Danos à saúde em quem enfrenta longos deslocamento

Danos à saúde em quem enfrenta longos deslocamentos diários

créditos: Reprodução/ CBC News

 

Quanto tempo você demora para ir ou voltar do trabalho? De acordo com pesquisa da empresa britânica VitalityHealth, especializada em seguro médico privado, pessoas que passam horas no trânsito, seja ao volante ou no transporte público, estão mais propensas ao stress e à depressão, além de enfrentar problemas no sono e na produtividade. O estudo foi feito em parceria com a Universidade de Cambridge.

 

A pesquisa

O estudo analisou 34.000 trabalhadores de indústrias do Reino Unido para avaliar como um deslocamento diário superior a 30 minutos poderia afetar a saúde e a produtividade da população.

 

Os resultados mostraram que aqueles que enfrentavam viagens com mais de uma hora de duração tinham pior saúde mental: 33% apresentaram risco de depressão e 12% maior probabilidade de relatar stress relacionado ao trabalho. Além desses riscos, 46% mostraram tendência de dormir menos do que as sete horas de sono recomendadas por noite.

 

Prejuízo à saúde entre os que levam mais de 30' para ir ou voltar do trabalho. Foto: Sualci.com 

 

Benefícios do horário flexível

Segundo os pesquisadores, esses fatores podem fazer com que esses trabalhadores sejam menos produtivos do que aqueles que possuem horários mais flexíveis. Os participantes que levavam menos de 30 minutos na ida e na volta ao trabalho tinham o equivalente a uma semana extra de produtividade.

 

Essas conclusões sugerem que uma melhor qualidade do sono e estado mental dos trabalhadores refletem no aumento da produtividade e satisfação com o trabalho. 

 

No entanto, ao contrário do que se imagina, trabalhar de casa não ajuda a combater os efeitos negativos do trânsito. As pessoas que faziam home office, mas não tinham regimes de trabalho flexível eram, na verdade, os menos produtivos. Eles perderam, em média, 29 dias de trabalho por ano, mais do que os que não podiam trabalhar em casa e dos que tinham horários flexíveis.

 

Leia também:

Trânsito de SP na lista dos cinco maiores congestionamentos da história

Frota veicular dez vezes maior que a população agrava riscos à saúde

Rio de Janeiro continua sendo a cidade mais congestionada do Brasil 

Viagem ativa: exercício pode anular efeito nocivo da poluição, diz estudo 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário