Rio Claro, SP, retira 13 lombadas irregulares em um ano

De outubro de 2010 a novembro de 2011 a Prefeitura de Rio Claro retirou 13 lombadas irregulares na cidade

Notícias
 

 |  Autor: Jornal Cidade  |  Postado em: 02 de dezembro de 2011

Prefeitura de Rio Claro retira lombadas

Prefeitura de Rio Claro retira lombadas

créditos: Jornal Cidade

 A informação foi divulgada pelo diretor municipal de Trânsito, Luís Carlos Luz. Ele explica que a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Sistema Viário está retirando uma lombada por mês conforme estabelecido pelo TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) assinado em setembro do ano passado pela prefeitura e o Ministério Público.
 

Luís comenta que não existem estudos, mas a secretaria estima que existam cerca de 100 lombadas irregulares no município. A 14ª será retirada neste mês. Para 2012, a meta da secretaria é aumentar o número de lombadas, retirando de duas a três por mês. Dessa forma, a conclusão do serviço levaria de um a um ano e meio. Se permanecer apenas um por mês, levará mais de dois anos.
 

O diretor comenta que nenhuma lombada atende as normas do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) contidas na Resolução nº 39. O documento estabelece regras para a instalação como o tamanho que não pode ultrapassar 3,70 metros de cumprimento por 10 centímetros de altura.


 Segundo ele, pela lei, quando uma lombada é instalada é preciso estudá-la durante um ano para verificar se ela surtiu efeito. Em caso negativo, será necessário adotar outra forma de engenharia de tráfego.
 

Para ele, o radar seria o instrumento mais indicado por punir financeiramente o infrator, sendo essa a única forma de educar o adulto.
 

FAIXAS ELEVADAS
 

Para contribuir para o fluxo do tráfego, a prefeitura começou nesta semana a construção de duas faixas elevadas na região central, nos cruzamentos da Rua 3 com a Avenida 1 e da Rua 4 com a Avenida 1. Elas nivelam a altura das calçadas com a rua oferecendo maior segurança aos pedestres. Segundo Luís, as faixas estão dentro dos padrões de acessibilidade, facilitando a circulação de deficientes, idosos e pessoas com mobilidade reduzida. Ele conclui dizendo que caso fique comprovado aumento na segurança do pedestre, as faixas serão instaladas em outros locais da cidade. O projeto está sendo coordenado pela Secretaria de Mobilidade Urbana e Sistema Viário. A execução do serviço está sendo feita pelos funcionários do Fabrica de Artefatos de Cimento (Facua) do Departamento de Obras Públicas da prefeitura.


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário