Recife inicia nova ação para reforma de calçadas

Prefeitura promete recuperar calçadas de cem ruas da cidade. Recursos para as obras, no total de 105 milhões, vieram do Ministério das Cidades

Notícias
 

Fonte: Destak/Recife  |  Autor: Destak/Recife  |  Postado em: 02 de fevereiro de 2018

Operário assenta piso intertravado em calçada de R

Operário assenta piso intertravado em calçada de Recife

créditos: Foto: Irandi Souza/Prefeitura de Recife

A Autarquia de Urbanização do Recife (URB) do Recife começou a requalificação das calçadas da avenida Rui Barbosa, umas das vias mais importantes da zona norte da capital pernambucana. O investimento nesta etapa é de R$ 11,4 milhões e contempla ainda a recuperação dos passeios públicos da rua Amélia e da avenida Rosa e Silva, também na zona norte, e das ruas do Príncipe, Visconde de Suassuna e avenida João de Barros, no Centro. A previsão é que as demais obras do contrato tenham início a partir do mês de março.

Esta é a segunda etapa do projeto de requalificação de passeios públicos dos grandes corredores de circulação de pedestres do Recife. A proposta, ao integrar a Zona Norte e o Centro da cidade, é criar rotas caminháveis em duas áreas de grande circulação de pessoas. As obras deste lote acontecerão prioritariamente à noite e madrugada, das 22h às 5h, quando o fluxo de veículos e pedestres é menor. Na Rui Barbosa a intervenção teve início próximo ao parque da Jaqueira, onde será instalado o canteiro de obras, e tem previsão de término em julho de 2018.

Acessibilidade
Além da recuperação do piso em toda extensão das vias, o projeto é inclusivo, uma vez que propõe soluções com rampas de acessibilidade, percursos legíveis, e contempla ainda a preservação dos passeios históricos, paisagismo, entre outras melhorias. O objetivo é garantir o conforto, a segurança do pedestre ao caminhar e a conectividade com a rede de transporte público. A pavimentação dos passeios será feita em concreto moldado in loco e bloco intertravado, respeitando as características de cada rua.

Ainda este ano a URB licitará as obras do terceiro lote de investimentos. Serão contempladas as avenidas Paissandu e Manoel Borba, além das ruas Lins Petit, José de Alencar, Doutor Carlos Chagas, Gal. Joaquim Inácio, Dom Bosco, Princesa Izabel, Fernandes Vieira, Gervásio Pires, Rua Velha e o Largo do Mercado da Boa Vista, totalizando mais de 11 mil metros quadrados de calçadas requalificadas na área central da cidade.

Cem ruas ao custo de 105 milhões
Segundo a Prefeitura, este é o maior contrato de requalificação de calçadas já realizado pela municipalidade. Serão mais de cem ruas contempladas com o recurso de R$ 105 milhões, captado pela gestão municipal ao Ministério das Cidades.

Leia também:
Prefeitura do Recife anuncia recuperação de 134 km de calçadas(2016)
Calçada: O primeiro degrau da cidadania urbana (2013)
Levantamento Calçadas do Brasil (2012)
Cartilha Calçada Cidadã (2017)


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário