A pé também é transporte: mostra começa hoje (8) no metrô de São Paulo

Fotos e informações sobre a importância do caminhar nas cidades compõem a mostra, que começa hoje na Estação Sé do metrô

Notícias
Fotos
 

Fonte: Mobilize / Corrida Amiga  |  Autor: Silvia Stuchi / Corrida Amiga  |  Postado em: 08 de março de 2018

A pé também é transporte: mostra começa hoje no me

Foto da exposição: estações Sé, Paraíso e Santana

créditos: Hugo Peroni | Corrida Amiga

Nenhuma cidade funciona sem a mobilidade a pé. E para mostrar a importância e vantagens do caminhar como meio de locomoção o Instituto Corrida Amiga abre hoje, 8 de março, a exposição "A Pé Também é Transporte". Com paineis em estações do metrô paulistano, textos e fotos do fotógrafo Hugo Peroni apresentam um olhar sobre a cidade de São Paulo e seus caminhantes.

"Caminhar traz uma série de benefícios para a cidade e seus moradores. Melhora a qualidade de vida, com a inserção de atividade física em nossas rotinas, permite a economia de dinheiro e de tempo, e reduz a emissão de poluentes na cidade.  Quando deixamos o carro em casa e saímos a pé poupamos dinheiro, evitamos congestionamentos e ajudamos a melhorar o ar da cidade", afirma Silvia Stuchi, do Corrida Amiga.

A mostra também taz exemplos de inter/multimodalidade nos modos de transportes, com a combinação da caminhada a bicicletas e, em especial, do transporte público - ônibus, trens e metrô. A exposição passará por três estações de metrô com intenso movimento de pessoas: Sé (março), Paraíso (abril) e Santana (maio). 


“Dados da mais recente pesquisa origem-destino do Metrô/SP, atestam que cerca de 33% dos deslocamentos diários são feitos exclusivamente a pé na RMSP. Considerando o modo a pé mais o transporte público coletivo, essa estatística é ainda mais representativa, superando os 60% dos deslocamentos diários”, pontua Silvia Stuchi. A exposição mostra a importância vital do modo a pé na metrópole e, portanto, a necessidade de valorizá-lo, com melhores calçadas, sinalização adequada e pontos de apoio e descanso para os pedestres. 

Poesia caminhante
Cada uma das 19 fotos da exposição evidencia a magia do andar a pé, sua importância para as pessoas, para a cidade e para o planeta. Por outro lado, as imagens carregam toda a poética do caminhar e retratam o pedestre como agente vivo de uma cidade pulsante, de uma cidade para pessoas. As imagens são um convite a navegar com os pés por São Paulo, como se a própria cidade nos dissesse:  “Pega, a cidade é toda sua. Siga em frente e aproveite-a”, afirma o fotógrafo Hugo Peroni.
 

Ações Corrida Amiga
Além da exposição, o Instituto Corrida Amiga realizará caminhadas com escolas públicas e organizações parceiras a fim de promover na prática o conteúdo presente nas fotos e textos. Veja a programação:

  • Dia 10/03, às 14h, cobertura do canal Mova-se sobre o lançamento da exposição;
  • Dia 17/03, as organizações Desbravadores de Sampa e Corrida Amiga realizam um passeio passando pelos locais mostrados nas imagens da exposição (mapa), que são também atrações e pontos turísticos do centro de SP. O ponto de partida é a Estação Sé, com trajeto de cerca de 5 km (passeio em ritmo tranquilo).


Serviço:
Exposição:  "A Pé Também é Transporte
Data: março a maio
Locais: estações do metrô de São Paulo
Sé (março)
Paraíso (abril)
Santana (maio)
Organização: Instituto Corrida Amiga
Fotógrafo: Hugo Peroni
Apoio: Instituto Clima e Sociedade
Apoio de divulgação: Mobilize Brasil 

Saiba mais sobre a organização e agenda em www.corridaamiga.org.

Leia também:
Mapa Curitiba a Pé: distâncias e tempos
Mobilidade a pé na Cidade de São Paulo
Calçadas do Brasil - Relatório final


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário