Berlim lança sistema de bikes de carga compartilhadas

Projeto quer estimular uso das cargo-bikes para fazer compras, transportar volumes e realizar outras tarefas sem precisar do carro. Objetivo é reduzir emissões na cidade

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 16 de março de 2018

Três modelos de cargo-bike usadas no projeto Flott

Três modelos de cargo-bike usadas no projeto Flotte, Berlim

créditos: Divulgação/ Flotte

Começou a funcionar no último sábado (10), em Berlim, o Flotte, primeiro sistema de bicicletas compartilhadas de carga da cidade alemã. 

 

Berlim, como se sabe, já conta com vários sistemas de bike share, o que permite ao morador, ou visitante, circular por toda a cidade com as bicicletas públicas, graças também aos quase 700 km de ciclovias disponíveis. Mas ainda não havia um sistema como este, voltado para cargas.

 

Agora, com o Flotte, as pessoas podem contar com as cargo-bikes para fazer compras, transportar volumes e realizar outras tarefas sem usar veículos automotores. O objetivo, segundo a ADFC, associação que reuniu as empresas que já utilizam estas bicicletas, é estimular o ciclismo como mobilidade urbana e reduzir as emissões de carbono e a poluição na região de Berlim. 

 

A ideia também é valorizar as bicicletas cargueiras na sociedade, mostrando seu potencial como meio de transporte sustentável, ideal para as tarefas do dia a dia, como levar as crianças à escola ou carregar compras do supermercado sem precisar do carro.   

 

Foto (e dica) de Ricardo Thaler Beck

 

O brasileiro Ricardo Thaler Beck, que vive em Berlim, usou uma das cargo-bikes. Em mensagem, ele conta que o sistema é fácil de cadastrar, de reservar e de realizar o trâmite de retirada. "Eles super confiam nas pessoas, já que não pedem nem fiança, nem vão avaliar o estado de entrega. A bike é super boa, dificil de dirigir para quem está acostumado só com bike normal, mas pela qualidade, rápidinho dá para pegar o jeito e pedalar confortavelmente. A bike que peguei tinha 8 marchas e uma superfície de carga bastante grande. Tudo estava em ordem, nenhum ruído", conta Ricardo.

 

Projeto
No verão passado, foi formado um novo grupo de trabalho de membros da ADFC, todos entusiastas destas bikes utilitárias. Seu objetivo: construir um sistema gratuito de bicicletas de carga baseado no modelo já experimentado por outras pequenas cidades alemãs. 

 

Em dezembro de 2017, os planos foram aprofundados e as decisões iniciais tomadas. Com a aquisição das primeiras bicicletas de carga e o site construído, já em janeiro deste ano, seis meses após o início do projeto, as primeiras bikes foram colocadas para empréstimo. Durante o período experimental de seis semanas, o sistema foi adaptado e melhorado. 

 

Atualmente, a FLotte possui sete bicicletas de carga, disponíveis para empréstimo em sete locais diferentes, para um período de um a três dias. As reservas são gratuitas, e feitas através do site do projeto. Para manter projeto vivo, as doações são bem-vindas, dizem os organizadores. 

 

Leia também:
Alemanha propõe transporte gratuito para combater poluição
Bicicleta não é só mobilidade urbana...
Como o carro vai perdendo status entre os alemães
Justiça alemã autoriza cidades a proibir carros a diesel


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário