Sorocaba: Urbes promete bicicletas públicas para abril

Serão 15 estações com um total de 120 veículos disponíveis à população para locomoção pela cidade

Notícias
Fotos
 

 |  Autor: Regina Helena Santos / Jornal Cruzeiro do Sul  |  Postado em: 14 de dezembro de 2011

Mapa cicloviário de Sorocaba

Mapa cicloviário de Sorocaba (Clique para ampliar)

créditos: Divulgação

Bicicletas públicas, interligação das ciclovias e oito quiosques com serviços e comodidades para os ciclistas. Estes são alguns dos projetos que o presidente da Urbes - Trânsito e Transportes, Renato Gianolla, garante que se tornarão realidade em 2012. A confirmação foi feita na manhã de ontem, durante a 4º edição - e última deste ano - do passeio ciclístico Pedala Sorocaba. Segundo Gianolla, a primeira novidade que os ciclistas sorocabanos terão no próximo ano será a instalação das bicicletas públicas. A previsão é de que o serviço seja inaugurado no início de abril.

 

A empresa que cuidará do sistema está contratada e é a mesma que opera os bicicletários na capital do Rio de Janeiro. Serão 15 estações com um total de 120 bicicletas que poderão ser utilizadas pela população para locomoção pela cidade. O tempo de uso ainda está sendo definido, porém deve girar em torno de duas horas. "As estações estarão, em sua maioria, na região central e algumas mais afastadas, conectadas às ciclovias", explicou Gianolla. O acesso ao serviço será por meio dos cartões de transporte coletivo. "Este será usado só para a liberação da bicicleta, não haverá descontos." Porém, a Urbes ainda trabalha no desenvolvimento de regras e formas de controle para a preservação dos veículos. "Provavelmente teremos uma portaria ou documentação com o regulamento e como operar e o usuário terá que se cadastrar para usar a bicicleta."

 

Como apoio aos veículos que estarão a disposição da população, Gianolla garantiu que em 2012 a prefeitura finalizará as obras de interligação entre as ciclovias, que fará com que as faixas exclusivas para ciclistas, que hoje somam 80 quilômetros pela cidade, ultrapassem os 100 quilômetros. Como exemplo de pontos que devem receber as "emendas" entre as ciclovias já prontas o presidente da Urbes citou o trecho entre a avenida General Osório e a marginal Dom Aguirre. E, na maioria dos casos, Gianolla admite que será necessária a implantação das ciclofaixas, ou seja, a utilização de faixas no asfalto para circulação exclusiva de bicicletas. "Em alguns pontos onde pretendemos implantar faixas exclusivas para os ônibus, como nas ruas Hermelino Matarazzo e Comendador Oeterer, provavelmente estas também serão para o uso dos ciclistas."

 

Quiosques


Gianolla também adiantou que a cidade ganhará oito quiosques de serviços para atender aos ciclistas. As estruturas serão construídas pela administração municipal em quatro pontos ao longo da avenida Dom Aguirre, às margens do Rio Sorocaba - um deles no Parque das Águas - e no Largo do Rosário, praça Carlos de Campos e próximo à área de transferência e parque do Jardim Ipiranga. Os espaços serão administrados por particulares por meio de concessão de uso. "O edital deve ser publicado em breve", disse.

 

Segundo o presidente da Urbes, a intenção é oferecer às pessoas que se locomovem de bicicleta pela cidade comodidades como a venda de produtos específicos para esportistas - como alimentação saudável, isotônicos, água - e para a manutenção do veículo, como calibragem de pneus, etc. "Será um local para aqueles que também querem deixar sua bicicleta parada com mais segurança que nos bicicletários."

 

Leia mais notícias sobre Sorocaba - SP:

Sorocaba, SP, implanta ciclovia duplicada

De Sorocaba a Salto em cima de uma bicicleta

 

Assista ao vídeo sobre a expansão cicloviária do município:

Plano Cicloviário de Sorocaba SP 

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário