A Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes do governo Bruno Covas (PSDB) publicou hoje (8), no Diário Oficial do Município, as datas de quatro audiências públicas em subprefeituras para discutir a implementação de novas faixas exclusivas de ônibus na capital paulista.
Após quase três anos de gestão, iniciada pelo antecessor de Covas e atual governador João Doria (PSDB), a prefeitura não implementou nenhum quilômetro de faixas exclusivas ou corredores de ônibus na cidade, apesar do Plano de Metas prever a criação de 38 km até 2020.
As audiências serão realizadas nas quatro regiões da cidade, sempre das 19h às 21h30. As faixas exclusivas são uma estratégia para tornar mais ágil a circulação do transporte coletivo, sem a demora e o custo de construção dos corredores. Na gestão de Fernando Haddad (PT), entre 2013 e 2016, foram implementados 416 km de faixas exclusivas.
A criação de faixas exclusivas de ônibus tem amplo apoio da população paulistana, inclusive dos que usam carro cotidianamente. Pesquisa de Mobilidade Urbana, encomendada pela Rede Nossa São Paulo e realizada pelo Ibope, apontou aprovação de até 93% à medida – do total de entrevistados, 27% usavam carro todos os dias.
Além disso, estudos feitos pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) mostram que a velocidade média dos coletivos aumentou até 45% em vias com faixas exclusivas de ônibus, na capital paulista.
Apesar dos bons resultados da ampliação das faixas exclusivas de ônibus, o governo Doria/Covas paralisou as obras em andamento e remanejou cerca de R$ 900 milhões, previstos para construção de corredores, para outras áreas. Além disso, no início deste ano, Covas revisou o Plano de Metas e baixou para 9,5 km o total de corredores a serem instalados até 2020.
Confira os locais das audiências:
3 de Novembro - Subprefeitura da Vila Prudente (zona leste)
18 de Novembro - Subprefeitura do Campo Limpo (zona sul)
21 de Novembro - Subprefeitura do Butantã (zona oeste)
22 de Novembro - Subprefeitura de Pirituba-Jaraguá (zonas norte e noroeste)