Prefeitura de SP quer ouvir a população sobre criação de faixas de ônibus

Audiências públicas em quatro subprefeituras, neste mês, vão discutir a proposta de implementação de novos corredores de ônibus na capital paulista

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Fonte: RBA  |  Autor: RBA  |  Postado em: 08 de novembro de 2019

Corredor exclusivo de ônibus na Avenida 23 de Maio

Corredor exclusivo de ônibus na Avenida 23 de Maio

créditos: Fábio Arantes/Secom

A Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes do governo Bruno Covas (PSDB) publicou hoje (8), no Diário Oficial do Município, as datas de quatro audiências públicas em subprefeituras para discutir a implementação de novas faixas exclusivas de ônibus na capital paulista. 

 

Após quase três anos de gestão, iniciada pelo antecessor de Covas e atual governador João Doria (PSDB), a prefeitura não implementou nenhum quilômetro de faixas exclusivas ou corredores de ônibus na cidade, apesar do Plano de Metas prever a criação de 38 km até 2020.

 

As audiências serão realizadas nas quatro regiões da cidade, sempre das 19h às 21h30. As faixas exclusivas são uma estratégia para tornar mais ágil a circulação do transporte coletivo, sem a demora e o custo de construção dos corredores. Na gestão de Fernando Haddad (PT), entre 2013 e 2016, foram implementados 416 km de faixas exclusivas.

 

A criação de faixas exclusivas de ônibus tem amplo apoio da população paulistana, inclusive dos que usam carro cotidianamente. Pesquisa de Mobilidade Urbana, encomendada pela Rede Nossa São Paulo e realizada pelo Ibope, apontou aprovação de até 93% à medida – do total de entrevistados, 27% usavam carro todos os dias. 

 

Além disso, estudos feitos pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) mostram que a velocidade média dos coletivos aumentou até 45% em vias com faixas exclusivas de ônibus, na capital paulista.

 

Apesar dos bons resultados da ampliação das faixas exclusivas de ônibus, o governo Doria/Covas paralisou as obras em andamento e remanejou cerca de R$ 900 milhões, previstos para construção de corredores, para outras áreas. Além disso, no início deste ano, Covas revisou o Plano de Metas e baixou para 9,5 km o total de corredores a serem instalados até 2020.

 

Confira os locais das audiências:

3 de Novembro - Subprefeitura da Vila Prudente (zona leste)

18 de Novembro - Subprefeitura do Campo Limpo (zona sul)

21 de Novembro - Subprefeitura do Butantã (zona oeste)

22 de Novembro - Subprefeitura de Pirituba-Jaraguá (zonas norte e noroeste)

 

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