Covid 19: Os cuidados para quem vai a pé

Corrida Amiga atualiza o "Guia do Transporte a Pé" com informações relacionadas a pandemia. É a quarta versão do Guia, agora com dicas de segurança sanitária

Notícias
 

Fonte: Corrida Amiga  |  Autor: Corrida Amiga/Mobilize Brasil  |  Postado em: 11 de janeiro de 2021

Pedestres caminham com máscaras no Rio de Janeiro

Pedestres com máscaras no Rio de Janeiro

créditos: Tomaz Silva/Agência Brasil


A pandemia da Covid-19 aumentou o número de pessoas que preferem andar a pé a tomar o transporte público. A preferência pela caminhada subiu de 9% para 23% no Brasil (Rede BR, 2020) e cresceu 32% na cidade de São Paulo  (Rede Nossa São Paulo, 2020). Também é verdade que muita gente passou a usar o automóvel como forma de transporte, mas este não é o assunto deste texto. Aqui, vamos falar de mobilidade ativa e a pé.


Para isso, reproduzimos as recomendações da organização Corrida Amiga, que acaba de atualizar o Guia do Transporte a Pé com alguma recomendações sanitárias. É a 4ª versão do material, trabalho que já vem sendo construído, há seis anos, de modo colaborativo, por organizações nacionais e internacionais. As atualizações (a partir da página 8) trazem novas dicas, que resumimos abaixo:


Respirar com máscara
O uso da máscara dificulta a respiração, especialmente quando estamos em movimento... No entanto, seu uso é de extrema importância para prevenir a transmissão da doença causada pelo novo coronavírus.  Além de evitar aglomerações, lembre-se de trocar a máscara, em trajetos longos, sempre que ela estiver molhada, suja ou danificada. Para realizar a troca, busque ambientes abertos ou com boa circulação de ar. 

Teste a máscara, antes, em casa! Antes de realizar seu deslocamento a pé, teste em casa. Tente alguns modelos diferentes para ver aquele que se sentir mais confortável; caminhe em casa, pelos cômodos, quintal ou faça um treino rápido funcional (há várias opções de app/ aulas no youtube), algo que te faça aumentar a frequência cardíaca - similar a caminhada/ corrida. Assim, ficará mais fácil acertar o modelo mais adequado ao seu perfil.


Distanciamento
O texto Há uma distância segura para pedalar, caminhar e evitar o coronavírus? aborda um trabalho realizado por pesquisadores belgas e holandeses em abril de 2020. O trabalho recomenda que os caminhantes fiquem a pelo menos, quatro metros de distância uns dos outros, para evitar nuvens de gotículas de outras pessoas que estão se exercitando. O artigo ainda não passou por pareceristas, mas por segurança, mantenha distância, o máximo possível, e evite contato físico com outras pessoas que estejam correndo ou pedalando.


Superfícies
Evite tocar em botoeiras de semáforo, corrimão de escadarias, maçanetas e não se escore em postes ao esperar o semáforo abrir. Se tocar em alguma superfície e não tiver como lavar as mãos com água e sabão, use álcool em gel.


Limpeza do calçado

Ao entrar no local de destino, tire o calçado e deixe em um local que não tenha muito acesso. Ali, higienize a sola com uma solução de água com água sanitária ou com álcool 70%. Limpe o local regularmente, assim como o capacho. Não se esqueça de lavar as mãos após calçar ou tirar os sapatos. Ainda, caso durante o trajeto tenha que amarrar o cadarço ou mexer no tênis, não coloque as mãos no rosto até conseguir lavá-las corretamente.


Tantos cuidados podem parecer exagerados, mas é assim que devemos agir até que disseminação do vírus esteja sob controle das autoridades sanitárias. Em caso de dúvidas, o pessoal do Corrida Amiga pode ser contatato pelo e-mail: contato@corridaamiga.org ou pelo telefone: (11) 94155-5993. Cuide-se e cuide das pessoas ao seu redor.


Acesse o  Guia do Transporte a Pé



Leia também:
Há uma distância segura para pedalar, caminhar e evitar o coronavírus?
Distância de 1,5 metros é insuficiente para impedir contágio
Carro em SP: 60% das viagens estão entre 2 km e 5 km
Pesquisas da USP vão avaliar os impactos da covid-19 na mobilidade 



  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário