Novas rotas cicloviárias no Rio farão conexão com transporte público

Prefeitura começa a implantar infraestrutura cicloviária em várias regiões, projetada para facilitar o acesso da bicicleta a estações de metrô, trem, BRT, barcas e VLT

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Fonte: Mobilize/ Prefeitura do Rio  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 13 de maio de 2022

Ciclofaixa na Rua Sacadura Cabral, no Centro do Ri

Ciclofaixa na Rua Sacadura Cabral, no Centro do Rio

créditos: Alexandre Macieira/Prefeitura do Rio

A Prefeitura do Rio iniciou a implantação de novas rotas cicloviárias, projetadas para fazer a conexão das estações do transporte público com a malha para bicicleta, em diversas áreas da cidade. 

 

As obras já foram iniciadas no Centro e na Barra da Tijuca, e até o final do ano, 54 estações que atualmente não têm conexão com ciclovias estarão ligadas, anuncia a CET-Rio. 

 

A meta, alinhada ao Plano Estratégico da Cidade 2020-2024, é fazer chegar a infraestrutura cicloviária às 266 estações de transportes de média e alta capacidade – metrô, trem, BRT, barcas e VLT. Com isso, a malha atual para bike deverá ser acrescida em cerca de 400 km.

 

Ainda segundo o órgão, diversas rotas a partir da ciclovia da orla, na Barra, seguirão em direção à Avenida das Américas para as estações do BRT. Já foi iniciada, por exemplo, a implantação da ciclofaixa na Avenida Afonso Taunay, que fará ligação com a estação do metrô Jardim Oceânico e o terminal de BRT, a partir da Avenida Lúcio Costa. 

 

No Centro, está em andamento a implantação da rota entre a Central do Brasil e a Orla Conde, via Avenida Marechal Floriano e Visconde de Inhaúma, expandindo também para a área portuária pelas ruas Barão de Teffé e Camerino, onde já é grande o fluxo de ciclistas e de triciclos de carga para entrega de mercadorias e prestação de serviços.

 

O desenho desta rota baseou-se na pesquisa feita pela Prefeitura, em parceria com as entidades ITDP e Transporte Ativo, sobre o perfil e a quantidade de bicicletas que acessam o centro da cidade, realizada no segundo semestre de 2021. Neste estudo, ficou evidente os pontos de maior demanda, revelando a Rua Camerino como um dos principais locais de acesso de ciclistas à região central.

 

De acordo com a Bike Rio, empresa que opera o serviço de compartilhamento de bicicletas, a estação ao lado da Central do Brasil é a que possui maior demanda por bicicletas na cidade, sendo inclusive um estudo de caso como referência para diversas outras cidades no Brasil e no mundo.

 

Bike ao Trabalho

O dia de ir de bicicleta ao trabalho é celebrado hoje, sexta-feira (13). Na agenda da capital fluminense, no entanto, a principal atividade foi programada para ocorrer dentro de uma semana, no dia 20 de maio. Nessa outra sexta-feira, em parceria com o Consulado Geral dos Estados Unidos e entidades da sociedade civil, a CET-Rio e outros órgãos da Prefeitura participarão do "Bike to Work", uma pedalada simulando o trajeto para o trabalho pelas ciclovias da orla da cidade. 

 

A partida será às 8h na Praça Garota de Ipanema, no Arpoador, com chegada na Praça XV, no Centro. A volta será a partir das 16h, saindo da Praça Poeta Manuel Bandeira, na Zona Norte, e terminando no Arpoador. O objetivo do evento é conscientizar para o uso da bicicleta como meio de transporte sustentável.

 

Olhar para a bicicleta, no Maio Amarelo. Foto: Prefeitura do Rio

 

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