Prefeitura do Rio inicia obras para restaurar ciclovias da cidade

Obras começaram nesta terça-feira (22), na orla do Leblon, e devem durar um ano. Total anunciado é de mais de 454 km, em ciclovias e ciclofaixas de 163 bairros da capital

Notícias
 

Fonte: O Dia  |  Autor: O Dia  |  Postado em: 24 de fevereiro de 2022

Obras foram iniciadas ontem (23) na orla do Leblon

Obras foram iniciadas ontem (23) na orla do Leblon, zona sul

créditos: Divulgação/Prefeitura

A Prefeitura do Rio iniciou, nesta terça-feira (22), as obras de restauração das ciclovias cariocas. O projeto abrange estruturas cicloviárias em todas as regiões da cidade - zonas Sul, Centro, Norte e Oeste -, compreendendo no total 163 bairros e mais de 454 km de faixas para bicicletas.

 

Os trabalhos foram iniciados pela ciclovia da Avenida Delfim Moreira, no Leblon, na orla da Zona Sul, onde as equipes da administração realizaram a manutenção de pontos danificados nas vias para bicicletas. “Começamos por um ponto da ciclovia da Delfim Moreira, na altura do Posto 12, que havia sido concretado para virar um ponto de ônibus”, explica a secretária de Conservação, Anna Laura Valente Secco. 

 

O serviço está previsto para durar um ano, e inclui ainda a recuperação de mobiliários urbanos, como guarda-corpos e bicicletários, além da sinalização das vias e reparação dos meios-fios.

 

Pisos danificados, fator de quedas de ciclistas, vão passar por reparos, diz a gestão carioca. Foto: Divulgação/Prefeitura 

 

O projeto está sendo realizado pela Secretaria Municipal de Conservação, com apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e das subprefeituras.

 

Ciclovia Tim Maia

Emblemática, a ciclovia Tim Maia beira o Oceano Atlântico e liga o Leblon, na Zona Sul, à Barra da Tijuca, na Zona Oeste da cidade. Com obras em andamento, a via de 9 km de extensão já foi alvo de três desabamentos desde a sua inauguração, causando duas mortes.

 

Em nota, a secretaria de Infraestrutura informou que contratou um estudo junto ao Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias (INPH) para avaliar as condições da ciclovia, que está judicialmente interditada do Leblon até São Conrado. No trecho de 5,6 km, entre a Barra da Tijuca e São Conrado, a Prefeitura investiu cerca de R$ 4 milhões para substituir o guarda-corpo, alvo de constantes furtos, por um material sem valor comercial. A manutenção teve início em outubro do ano passado.

 

Leia também:
Moradores mapeiam ciclovias sem manutenção em Botafogo, no Rio
Ciclovia Tim Maia terá reforma de R$ 9,4 milhões
Rio de Janeiro assina declaração para reduzir combustíveis fósseis
Sistema Bike Rio vai ganhar mil bicicletas azuis
Brasileiros estão se deslocando mais de bicicleta, revela app Strava
Campanha recolhe bikes paradas em condomínios na cidade do Rio


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário