Moradores mapeiam ciclovias sem manutenção em Botafogo, no Rio

Segundo eles, problemas vistos no bairro estão também em vários pontos da cidade. Por isso pedem que trechos mapeados sejam incluídos em projeto para bike da prefeitura

Notícias
 

Fonte: O Globo  |  Autor: O Globo  |  Postado em: 29 de novembro de 2021

Grupo de moradores que mapeou as ciclovias em Bota

Grupo de moradores que mapeou as ciclovias em Botafogo (RJ)

créditos: Divulgação

Usar a bicicleta como meio de transporte é bom para a mobilidade urbana, o meio ambiente, a saúde do ciclista… Mas é preciso ter coragem para encarar o desafio no Rio. Moradores de Botafogo consideram que o bairro concentra as dificuldades vistas em vários pontos da cidade.

 

Eles afirmam que as ciclovias e ciclofaixas que cortam a localidade não recebem manutenção. Em busca de soluções, mapearam pontos críticos em várias ruas e pedem que os trechos sejam incluídos no projeto de Rede de Mobilidade por Bicicleta (RMB) anunciado por decreto pela prefeitura em setembro. 

 

O poder executivo planeja aumentar em 160 km as ciclovias da cidade - hoje são 458 km -, e os moradores querem que, além da ampliação, o município faça manutenção das que já existem. De acordo com eles, o levantamento foi enviado à prefeitura.

 

Em resposta, Vivi Zampieri, gerente de mobilidade sustentável da Secretaria de Meio Ambiente, revelou que a gestão municipal vai apresentar uma nova etapa do plano cicloviário, no próximo dia 16, às 14h, por meio de uma transmissão on-line, via Zoom, e aberta à sociedade.

 

Rua Sorocaba: pintura que demarcava ciclofaixa praticamente desapareceu. Foto de leitor

  

Além de dar mais detalhes sobre o RMB, que prevê o mapeamento de possíveis 123 novas rotas e o plano para integrar as pistas existentes e também conectá-las com outros meios de transporte, a prefeitura vai abordar o tema ciclomotores na cidade e apresentar dados sobre número de ciclistas na região central. Essa contagem foi feita pelo Escritório de Planejamento da Secretaria municipal de Fazenda e Planejamento, em parceria com o Laboratório de Mobilidade Sustentável da UFRJ.

 

Mapeamento

A ideia do mapeamento das ciclovias sem manutenção feito por moradores de Botafogo foi de Luciene Gomes Manoel, que também é fundadora da Associação Estadual de Ciclistas. Para fazer o levantamento, ela percorreu algumas vias e convidou amigos ciclistas do bairro a fazerem o mesmo. Entre as ruas avaliadas estão General Polidoro, Nelson Mandela, Professor Álvaro Rodrigues, da Passagem e Muniz Barreto. Buracos, desníveis na pista e a falta de pintura são os principais problemas, além de árvores e carros estacionados no caminho, aponta o documento.

 

"Ciclovias e ciclofaixas estão fragmentadas, incompletas ou têm problemas de construção e de manutenção. O que precisamos é de ações efetivas para que as pessoas não corram riscos de graves acidentes. A São Clemente é a rua, por metro quadrado, que mais mata ciclistas no estado. Eu levava a minha filha para a escola de bicicleta. Hoje não levo mais; está muito perigoso", diz Luciene.

 

Além do mapeamento feito no mês passado, ela conta que foi anexado um estudo feito em 2015 pelo Instituto Cultural da Dinamarca, o Institute for Transportation Development Policies (ITDP) e a Transporte Ativo (TA) e atualizado em 2018, sobre a situação das ciclovias no bairro. Além de citar os problemas, o documento traz soluções práticas para resolvê-los e aponta novas rotas desejáveis.

 

"Apesar de a última revisão ter sido feita em 2018, o estudo está atualizado, porque nada foi feito desde então. Nem um buraco sequer foi tapado. Os problemas só aumentaram", ressalta.

 

Clique na matéria de O Globo para ver as imagens deste mapeamento

 

Outro morador do bairro, e integrante da Comissão de Segurança de Ciclistas do RJ, Alexandre Maurell, pontua que a falta de manutenção e de conhecimento sobre o que é permitido ou não também gera atritos.

 

"Ninguém sabe ao certo o que é ciclovia, ciclofaixa, ciclorrota, e o que tem em cada via. A falta de manutenção delas confunde ainda mais. Carros estacionam no meio do caminho e nada é claro sobre os deveres e direitos de cada meio", diz. 

 

Resposta da prefeitura 

A prefeitura informa que no primeiro trimestre de 2022 haverá interação com a sociedade civil para contribuições e validação da rede proposta e identificação de novos trechos a serem integrados. 

 

A Secretaria de Conservação diz que atua regularmente na manutenção dos pisos das ciclovias e ciclofaixas e que mandará uma equipe aos pontos citados para realizar vistorias e incluir os reparos do piso na programação de serviços. A CET-Rio também afirma que realiza a manutenção frequente de ciclofaixas e que ainda não recebeu o mapeamento citado. Caso venha a recebê-lo, diz, ele será analisado e englobado na programação de manutenções futuras.

 

Já a Guarda Municipal informa que vem intensificando as ações de fiscalização de trânsito em Botafogo, com foco na coerção às infrações de trânsito, incluindo o estacionamento irregular sobre ciclovias, e que na última terça-feira uma operação realizada no bairro resultou na aplicação de 97 multas após flagrantes de diversas irregularidades. 

 

Leia também:
Saiba a diferença de ciclovia, ciclofaixa e ciclorrota
Prefeitura do Rio pretende reabrir Ciclovia Tim Maia em 6 meses
Ciclovia Tim Maia terá reforma de R$ 9,4 milhões
Candidatos no Rio de Janeiro priorizam ônibus e BRTs
Rio de Janeiro assina declaração para reduzir combustíveis fósseis


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário