SPTrans estuda usar pagamento por celular em ônibus

O serviço, que aprimora o atual Bilhete Único, atenderia de imediato aos 33 milhões de usuários de cartões pré-pagos no sistema de transporte paulistano

Notícias
 

Fonte: Exame.com  |  Autor: Wilian Miron  |  Postado em: 19 de janeiro de 2012

Passagem em SP poderá usar celular

Passagem em SP poderá usar celular

créditos: Wikimedia Commons

A São Paulo Transportes (SPTrans), estatal que gerencia os ônibus na cidade de São Paulo, pretende desenvolver um sistema de pagamentos eletrônicos multiplataforma, que pode aceitar transações via celular.

 

O serviço, um aprimoramento do atual ‘Bilhete Único’, que funciona há oito anos na cidade, atenderia de imediato aos 33 milhões de usuários de cartões pré-pagos no sistema de transporte paulistano.

 

Para desenvolver o novo meio de pagamento, a SPTrans iniciou no dia 5 de janeiro de 2012 uma consulta pública, que dará origem ao edital da licitação que contratará as empresas que programarão o sistema.

 

“Queremos uma tecnologia moderna, pois a atual é dos anos 90. Agora queremos uma plataforma aberta, afinal, temos uma série de demandas, inclusive de uso do celular para pagamentos, e vai ter quem ainda prefira utilizar o cartão convencional”, alerta o superintendente de atendimento e comercialização da SPTrans, José Aécio de Sousa.

 

Segundo ele, o desenvolvimento da nova ferramenta de cobrança dos ônibus paulistanos será feito em conjunto entre o órgão da Prefeitura e as empresas contratadas.

 

O projeto inicial prevê que quem vencer a licitação terá que administrar o sistema atual por dois anos, prazo estipulado para a implantação da nova tecnologia. Após essa etapa, a empresa ficará responsável pela manutenção e administração do sistema.

 

Para o próximo dia 30 está prevista a divulgação da minuta para a consulta pública e o edital de licitação deve ser publicado em meados de fevereiro. No entanto, a SPTrans já aceita contribuições de empresas de pagamentos eletrônicos e tecnologia.

 

“Queremos a participação das empresas de NFC (Near Field Communications), porque a plataforma terá essa funcionalidade, mas não será toda baseada nisto”, declarou o dirigente.

 

Contrato
De acordo com José Aécio de Souza, um dos motivos para a nova licitação é o término do contrato entre a SPTrans e a UOL Diveo, empresa do grupo UOL responsável pelo serviço de data center para Bilhete Único.

 

 

Leia também:

 

 

São Paulo: Ação pró-pedestre chega à periferia

Importantes vias de SP serão interditadas para obras

Está decidido: em São Paulo, trens só vão mesmo até o Brás


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário