Audiência pública apresentará Linha Leste do Metrô de Fortaleza

Nesta terça-feira (28) será apresentado à população o projeto da Linha Leste do Metrô de Fortaleza

Notícias
 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Seinfra  |  Autor: Marcos Cavalcante  |  Postado em: 28 de fevereiro de 2012

Metrô de Fortaleza

Metrô de Fortaleza

créditos: Jorge Alves

A audiência pública que detalhará o projeto acontecerá a partir das 9 horas no auditório I da Central de Licitação, localizado no Centro Administrativo Bárbara de Alencar, Edson Queiroz. O objetivo da audiência, presidida pela  Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), é discutir com a sociedade todas as características técnicas e sociais envolvidas na obra.

 

A Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), órgão responsável pelo pedido de licenciamento da obra junto à Semace, será responsável pela apresentação do projeto da Linha Leste, com traçado de 12,4 quilômetros de extensão em maior parte subterrâneo. A obra fará a ligação entre o Centro, partindo da estação Chico da Silva, até o Fórum Clóvis Beviláqua, no bairro Edson Queiroz. A audiência pública será realizada no centro administrativo justamente por conta da facilidade do transporte e da proximidade com a futura linha de metrô.

 

Saiba mais

 

A expectativa do Governo do Estado é investir mais de R$ 3 bilhões na linha Leste do metrô. Uma vez concluída, seus 20 trens elétricos levarão aproximadamente 400 mil pessoas, em um processo de integração com as linhas Sul, Oeste, ramal Parangaba-Mucuripe e terminais de ônibus. Serão 12 estações, sendo 11 subterrâneas e uma em superfície. O objetivo da construção de uma linha subterrânea é causar o menor impacto ao já complicado sistema de mobilidade de algumas vias, especialmente da avenida Santos Dumont, a qual o metrô acompanhará boa parte de seu traçado.

 

Para construir os túneis o Governo do Estado estuda a possibilidade de adquirir equipamentos do tipo “shield”, ou tuneladoras, também conhecidas no jargão técnico como “tatuzão”. No caso da linha de Fortaleza a máquina terá seis metros e noventa e cinco centímetros de diâmetro. Visitas estão sendo realizadas pelo governador Cid Gomes e comitiva a países fabricantes destes equipamentos, analisando a melhor oferta de cada um dos construtores das tuneladoras.

 

As estações possuem nomes iniciais de Chico da Silva, Sé, Luiza Távora, Colégio Militar, Nunes Valente, Leonardo Mota, Papicu, HGF, Cidade 2000, Bárbara de Alencar, CEC, Edson Queiroz. A distância entre cada estação será de aproximadamente 900 metros.

 

Serviço

 

Qualquer cidadão poderá participar da audiência pública, iniciada a partir das 9 horas do dia 28 de fevereiro, no Centro Administrativo Bárbara de Alencar, localizado na avenida José Martins Rodrigues, 150, Edson Queiroz.

 

Leia também:

 

Estado do Ceará conta com R$1,9 bi de Dilma para a Linha Leste 

Dilma Rousseff visita Fortaleza para acompanhar obras ferroviárias 

Prefeitura de Fortaleza anula edital para licitação de transporte coletivo 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário