Ciclistas em São Paulo

Tendência mundial, o uso da bicicleta cresce na maior cidade do país, que tarda contudo em criar condições propícias aos adeptos, analisa o editorial da Folha de S.Paulo

Notícias
 

Fonte: Folha de S. Paulo  |  Autor: Editorial  |  Postado em: 12 de março de 2012

Ciclista pedala em meio ao trânsito na avenida Pau

Ciclista pedala em meio ao trânsito na Av Paulist

créditos: Joel Silva/Folhapress

A morte da bióloga Juliana Ingrid Dias, 33, ciclista que trafegava pela avenida Paulista quando foi fechada por um ônibus e atropelada por outro, provocou protestos e trouxe de novo à tona a discussão sobre o uso da bicicleta numa cidade como São Paulo. O editorial do jornal Folha de S. Paulo de hoje (12) prossegue dizendo:

 

Muitos indagam se a congestionada capital seria propícia a esse tipo de veículo. Outros gostariam de vê-lo restringido ao máximo.

 

Trata-se de uma falsa questão. As bicicletas -cujo uso em vias urbanas está previsto pelo Código de Trânsito Brasileiro- são um fato consumado na maior cidade do país. E sua presença, embora minoritária, é crescente.

 

A pesquisa Origem e Destino, espécie de censo sobre deslocamentos na metrópole realizado pelo Metrô a cada dez anos, não deixa dúvidas quanto a isso.

 

Em 2007, ano do último levantamento, constataram-se 304 mil viagens diárias de bicicleta na Grande São Paulo. Esse número, segundo especialistas, estaria hoje próximo de 350 mil, mais do que o dobro dos deslocamentos verificados em 1997 -162 mil.

 

A título de comparação, as viagens diárias de motocicleta em 2007 chegavam a 721 mil, e as de automóvel eram 10,4 milhões.

 

Aos que se inclinam a ver no uso da bicicleta um modismo de jovens de classe média, diga-se que a maior parte das viagens concentra-se em faixas de baixa renda e não é realizada a título de lazer. Além disso, quase 70% dos acidentes fatais ocorrem em bairros periféricos. A quantidade de morte de ciclistas, aliás, caiu de 61, em 2009, para 49, em 2010.

 

O que se deve questionar, portanto, não é se a bicicleta deve ou não ser acolhida em São Paulo, mas por que o poder público tarda em criar as condições necessárias à circulação adequada de ciclistas.

 

São três as frentes que precisam ser desenvolvidas: as rotas, as ciclofaixas e as ciclovias.

 

As rotas são os itinerários mais favoráveis nas diversas regiões da cidade, as ruas secundárias em que a concorrência com ônibus e automóveis é menor. Exigem sinalização e controle de velocidade.

 

As ciclofaixas são caminhos demarcados a tinta no asfalto, que podem ser compartilhados. E as ciclovias são percursos segregados, exclusivos para ciclistas.

 

Alguns passos, se bem que tímidos, foram dados nos últimos anos. Prevalece, contudo, a impressão de que a prefeitura e a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) hesitam em facilitar o tráfego de bicicletas numa cidade em que proprietários de automóveis comportam-se, não raro, como donos das ruas. É como se a preservação de condições hostis servisse como fator de dissuasão aos ciclistas.

 

Seria um equívoco. A tendência mundial é de aumento da circulação de bicicletas. São Paulo, que já se adaptou ao cinto de segurança, e começa a respeitar a faixa de pedestres, precisa ser preparada e educada para essa nova realidade.

 

Leia também:

 

Restrição a caminhões não melhora o trânsito de São Paulo 

Projeto prevê via exclusiva para bicicleta na avenida Paulista 

Pedalada Pelada: ciclistas preparam manifestação com passeio "sem roupa"


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário